Os 7 livros mais disruptivos da minha vida

Bruno Perin apresenta os livros mais importantes para os empreendedores
Foto: Bruno Perin

Ler para mim sempre foi um hobby. É um dos pontos altos do dia quando paro frente a um livro e começo a desvendá-lo. Claro, que muitas pessoas não são assim, e têm pavor de ler. Se é um fato que essa realidade faz parte de cada um, é indiscutível a importância da leitura nas nossas vidas.

Algumas pessoas dizem que preferem outros formatos, e simplesmente desconsideram os livros, já o que eu valorizo tanto neles é que ali estão condensadas muitas experiências superimportantes dos autores.

Quando fazemos um vídeo, palestra, artigo, ou até mesmo uma conversa, tem muito do imediatismo, o que vem na hora, as palavras, insights, emoções. No livro é diferente. Ele é constituído de muito tempo de pesquisa, escrita, apagar, fazer novamente, encontrar uma lógica. Fazer um livro é uma longa jornada, possivelmente a maior na questão de passar o conhecimento adiante.

Eu já escrevi dois livros impressos e posso garantir que é impossível fazer sem muita concentração e dedicação. Portanto, eu sempre imagino que o autor tenha separado ali, naquela obra, coisas extremamente importantes e úteis para alguém que a vá ler. Para mim, não faz sentido que alguém dedique todo o tempo e energia que é necessária para escrever um livro, para simplesmente colocar conhecimento ruim, que não interessa nem será lido por ninguém. Obviamente que nem sempre gosto das ideias, pois sou extremamente crítico com o que leio e é difícil me surpreender, mas sempre respeito o que tem lá dentro.

Talvez por isso uma das perguntas que mais recebo são dicas de livros, resolvi então parar e analisar quais foram os 7 livros que mais mudaram minhas ideias nos últimos tempos. São eles:

FAMA, FORTUNA E AMBIÇÃO – OSHO 

Este talvez tenha sido o livro que mais deu um nó na minha mente, quem sabe mesmo na minha vida. Foi um dos primeiros livros que li dele e que me fez questionar muitas coisas. Não apenas para o empreendedorismo, mas principalmente para questões ainda mais profundas. Este livro me fez refletir sobre alguns porquês e tomar medidas drásticas sobre minha vida. Foi ótimo, e me preparou para algo desafiador e polêmico.

THE LEAN STARTUP – ERIC RIES

Na questão de empreendedorismo nenhum livro, jamais causou tanto impacto na minha vida quanto este. É a bíblia das Startups e acredito que não será substituído. É o livro que lhe faz perceber de fato como o jeito de pensar negócios mudou. É impossível hoje querer entrar no mundo das Startups e jamais ter lido esse livro. Eu já li pelo menos umas 5 vezes e continuo aprendendo muito a cada vez.

DOM QUIXOTE – MIGUEL DE CERVANTES

O clássico dos clássicos talvez, mas nada como uma boa história estimulante que lhe faça lembrar das coisas essenciais da sua vida. Eu o acho uma história simples, agradável, que me traz uma sensação tão boa que mal consigo explicar. O Dom Quixote virou meu herói favorito, pois é feito apenas de coragem e tem uma loucura charmosa. Todo o ano eu leio este livro, e sempre fico feliz, parece como ver Friends ou How I Met Your Mother mais uma vez, não consigo enjoar.

O VENDEDOR DE SONHOS – AUGUSTO CURY

Tal como o Osho, é impossível não questionar muitas das coisas que você faz na sua vida, no entanto este é em formato de história. Acredito que tenha sido um dos livros mais marcantes da minha vida, se não o numero 1. As lições que o personagem principal passa nos fazem questionar diversas coisas da nossa vida para estabelecermos melhores crenças, propósito e ficar melhor consigo mesmo.

THE RAINFOREST – VICTOR HWANG

A minha grande paixão na vida são as Startups, e ajudar a fomentar elas, incentivar as pessoas a começar negócios inovadores dando os primeiros passos, estão entre as coisas que mais me deixam felizes. Este é o livro essencial para entender ambientes de Startups e assim compreender muito mais sobre como incentivar o assunto. Este livro mudou muitas das minhas ideias e serviu como base de diversos trabalhos na minha vida.

MENTES PODEROSAS – MATTHEW MACDONALD

Este foi o livro mais interessante de neurociência que li, eles que me fez estudar infinitamente mais sobre o assunto. Eu gostava e vinha aprendendo o tema constantemente, no entanto, depois dessa leitura, praticamente acelerei muito tudo que buscava do assunto. É ótimo para entender curiosidades da mente e saber lidar melhor com ela.

SATISFAÇÃO GARANTIDA – TONY HIESH

Muito da minha carreira eu devo a ele. Esse livro despertou em mim muito das minhas crenças do novo mundo dos negócios e me deu um horizonte sobre isso. É inspirador ver algo como a Zappos e o Tony em ação. Este livro é delicioso, cheio de boas dicas, histórias animadas e faz você perceber a importância de uma grande missão e ambiente espetacular de trabalho.

Mesmo com os livros e começando a estudar, você pode ficar com um pouco de medo na hora de empreender. Este artigo ajuda você a pensar um pouco mais sobre isso – A grande lição empreendedora ao levar um soco na cara. Você pode encontrar ainda bons resumos na web, e se você gostou, compre os livros e aprofunde os temas. Vale a pena.

Abaixo tem um vídeo que complementa a ideia do artigo caso você estiver pensando no empreendedorismo de Startups para sua jornada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eight + 6 =