Portugal cria hub para infraestrutura de dados europeia

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

Portugal criou um hub nacional para integrar o projeto europeu Gaia-X. A iniciativa destina-se a construir uma infraestrutura de dados segura, aberta e soberana para a Europa. O hub português, coordenado pela TICE.PT pretende agregar o ecossistema de empresas nacionais que desenvolvem atividade na área dos dados e da cloud.

O hub português do Gaia-X foi ontem apresentado em Aveiro, numa iniciativa promovida pelo TICE-PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, em colaboração com a Secretaria de Estado para a Transição Digital.

Concebido para estabelecer uma base transeuropeia para uma utilização de dados segura, aberta e soberana, o Gaia-X é um projeto nascido na Europa, com o objetivo de criar uma infraestrutura europeia de dados, baseada em valores europeus e apoiada pela Comissão Europeia.  

Em Portugal, o Gaia-X surge com o apoio da Secretaria de Estado para a Transição Digital, ficando a cargo do TICE.PT a dinamização e operacionalização do hub nacional. Alicerçado numa forte cooperação institucional, este hub procura, agora, aliar-se a empresas e organizações nacionais dos mais diversos setores, que tenham interesse em integrar o ecossistema europeu de dados.

A apresentação pública do projeto contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração do Gaia-X, Hubert Tardieu, do Diretor-geral da Direção-Geral de Informática (DIGIT) da Comissão Europeia, Mário Campolargo, do Reitor da Universidade de Aveiro, Paulo Jorge Ferreira, do Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, e do Presidente do TICE.PT, Manuel Ramalho Eanes. 

De acordo com Manuel Ramalho Eanes, Presidente do TICE.PT “a criação do hub português do Gaia-X vai permitir às empresas nacionais acederem a uma plataforma de inovação única, fomentando a sua competitividade e a prosperidade europeia. É uma oportunidade para as empresas nacionais, com atividade na área dos dados e da cloud, ajudarem a construir o futuro dos dados no continente europeu e posicionarem-se como líderes na transformação digital”.

O Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, salientou que “O projeto Gaia-X vem responder a alguns dos desafios da UE, no seu caminho de transição para um modelo de economia e sociedade mais digitais, corporizando e materializando os princípios orientadores do nosso Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal.” O governante sublinhou quinda que com esta adesão Portugal torna-se um dos países fundadores de um projeto estruturante para o futuro da Europa.

Os hubs europeus da Gaia-X trabalham em rede com a missão de agregar o maior número de empresas e impulsionar a posição de liderança da União Europeia na economia dos dados e da cloud. Em Portugal o TICE.PT vai dar suporte no desenvolvimento de use cases e garantir apoio aos stakeholders locais, contribuindo para escalar a rede europeia.

O Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica – TICE.PT foi constituído em 2008, com sede em Aveiro. A plataforma de concertação TICE.PT garante e promove as interfaces entre o mundo académico, representado por universidades e institutos de I&D, e o mundo dos negócios, representado pelos associados e também através de redes, em especial das PME, representado por suas associações.

A nível europeu, o Gaia-X conta já com uma forte aliança de empresas e organizações com mais de 500 participantes de cerca de 350 empresas e organizações. Destas organizações, três em quatro são empresas privadas de diversos setores, com as PME a serem responsáveis por um peso de 50% do total. Este é um projeto europeu e global e tem como objetivo estabelecer espaços e ecossistemas de dados em vários domínios na Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − thirteen =