Portugal Ventures e Feedzai premiadas no Investors Portugal Dinner

Foto de Investors Portugal

A Portugal Ventures e a Feedzai foram reconhecidas pela Associação Portuguesa de Investidores em Early Stage – Investors Portugal, como referências no ecossistema nacional de empreendedorismo. A distinção decorreu no âmbito da 1ª edição do Investors Portugal Dinner, um evento que reuniu o setor de investimento em early stage em Portugal.

A poucos dias do Web Summit, a Investors Portugal reuniu mais de uma centena de investidores e outros players do ecossistema empreendedor tecnológico para relevar o seu papel no desenvolvimento da economia nacional. Lançada em outubro de 2021, a Investors Portugal representa hoje, mais de 300 business angels e 25 entidades de capital de risco que, no seu conjunto, gerem mais de mil milhões de euros em ativos.

Para Lurdes Gramaxo, presidente da Investors Portugal, “os investidores em early stage são intervenientes essenciais na cadeia de valor do ecossistema de empreendedorismo e o seu papel deve ser destacado. É por isso que nos reunimos neste evento e que promovemos o networking, a partilha de conhecimento e também o reconhecimento do que melhor se está a fazer a nível nacional. Há ainda um grande caminho a percorrer e o papel da Investors Portugal é ajudar a traçar as melhores práticas e condições para o desenvolvimento do sector e da sua visibilidade.”

O Investors Portugal Dinner é uma iniciativa a que a associação pretende dar periodicidade anual, reunindo o setor para debater os seus desafios e tendências, e para promover o papel dos investidores no desenvolvimento do ecossistema nacional de empreendedorismo. A iniciativa premeia ainda as entidades e os empreendedores que mais se distinguiram no último ano. Na edição de 2022, foram premiadas a Portugal Ventures e a Feedzai.

Foto de Investors Portugal

A Portugal Ventures, empresa de capitais públicos, foi distinguida com o “Early Stage Investor of the Year 2021”, pelo papel relevante que assumiu na resposta às lacunas deste setor em ano de pandemia. Foi salientada ainda a sua ação no apoio às startups afetadas pela pandemia, permitindo não só que estas mantivessem a sua atividade, mas que conseguissem mesmo levantar rondas de investimento subsequentes.

“É um orgulho receber esta distinção de Early Stage Investor of the Year 2021, por parte dos nossos colegas de setor, no ano em que celebramos o décimo aniversário da Portugal Ventures! Este prémio é o reconhecimento do nosso trabalho em prol do ecossistema empreendedor não só deste ano, mas ao longo desta década”, disse Rui Ferreira, Presidente da Portugal Ventures.

Em 2021, a Portugal Ventures realizou 39 novos investimentos em startups, contabilizou 22 operações de “follow-on”, totalizando um valor de 13 milhões de euros investidos, e desinvestiu em 18 empresas.

Investors Portugal Dinner (Foto de Empreendedor)

Também a Feedzai saiu reconhecida deste evento. O unicórnio português na área da proteção contra crimes e fraudes financeiras recebeu a distinção de “Investment of the Year 2021”, não só por ter levantado uma ronda muito relevante, no valor de 200 milhões de euros, mas também por ter atraído investidores nacionais e internacionais, espelhando a capacidade competitiva das startups fundadas em território nacional a nível global, com a particularidade de conservar a sua sede em Portugal.

Do lado dos primeiros investidores na plataforma de gestão de risco financeiro, Catarina Leitão Afonso, Diretora de Investimento da Novabase Capital sublinhou a importância desta distinção, olhando para o percurso percorrido em conjunto: “dez anos depois de termos cruzado caminho, mantemos a confiança no trabalho que a Feedzai tem vindo a fazer, combatendo o crime financeiro a nível mundial com recurso não apenas a tecnologia de ponta, como Inteligência Artificial e Machine Learning, mas também apostando sempre no talento português.”

Frederico Bilelo Gonçalves, Principal na EDP Ventures, referiu também a história de sucesso da Feedzai, que foi um dos primeiros investimentos que que o fundo realizou, em 2011. “Estamos seguros de que os próximos 10 anos serão ainda melhores e que a Feedzai será um dos melhores casos de sucesso do ecossistema de empreendedorismo em Portugal”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

fifteen + 11 =