Programa The Journey Procura Soluções de Sustentabilidade para Aeroportos

Foto de Phil Mosley em Unsplash

O programa de inovação aberta The Journey, desenvolvido pela Beta-i com o apoio do Turismo de Portugal, dedica a sua 6ª edição, à eficiência e sustentabilidade dos aeroportos. Startups de todo o mundo são convidadas a participar, trabalhando com parceiros portugueses para testar soluções num ambiente aeroportuário especializado.

Após um ano que viu a indústria aeroportuária recuperar-se da pandemia, o programa The Journey procura inovações que vão desde a digitalização de procedimentos até a transformação de aeroportos em espaços verdes, promovendo práticas aeroportuárias mais dinâmicas e sustentáveis.

Ana Costa, Diretora de Sustentabilidade e Economia do Mar da Beta-i, destaca a necessidade de imprimir sustentabilidade na indústria aeroportuária, adaptando-se às crescentes necessidades logísticas e reduzindo o impacto ambiental.

“O crescente número de passageiros nos aeroportos exige que a sua capacidade de funcionamento e manutenção se adequem constantemente às necessidades e organização dos mesmos. A massa de deslocações é enorme e a gestão das mesmas em todas as vertentes que envolvem acaba por se tornar uma tarefa hercúlea”, salienta.

O desafio está aberto a startups com menos de 10 anos, baseadas em Portugal ou capazes de realizar projetos piloto no país. As inscrições encerram a 12 de janeiro, sendo selecionadas 20 startups para o programa.

“O The Journey representa uma oportunidade de crescimento e progresso, não só para os empreendedores que estejam dispostos a colocar as suas ideias à prova em cenários reais com a ajuda de especialistas do setor aeroportuário, mas também para os próprios players da indústria turística envolvidos”, destaca Rita Dinis, Líder do programa.

Após o período de seleção, as startups passarão por etapas de pitch online e bootcamp, culminando no desenvolvimento de pilotos de março a abril de 2024, com apresentação dos resultados no Demo Day em 7 de maio. Edições anteriores do The Journey focaram na aceleração digital pós-pandemia e na transição energética no setor turístico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + five =