Reembolso do IRS: como usar este extra de forma eficaz

Foto de Freepik

O reembolso do IRS é uma oportunidade financeira que muitos portugueses aguardam ansiosamente. Representando um apoio extra nas finanças pessoais, esse dinheiro pode ser utilizado de forma estratégica para melhorar a situação económica de cada um.

Embora a maioria dos contribuintes que entregou o IRS pelo processo automático, viu o seu reembolso ser processado de uma forma mais rápida pelas Finanças – sendo geralmente no prazo de 12 dias – os que optaram pelo processo manual ou tiveram procedimentos adicionais têm até 31 de agosto como data limite para regularizar os seus pagamentos fiscais e essa é também a data limite para a Autoridade Tributária e Aduaneira realizar a entrega do reembolso de IRS.

De qualquer forma, uma vez cumpridas as suas obrigações fiscais, muitos portugueses obtêm um retorno financeiro, na forma de reembolso que poderá ser maior ou menor em resultado do montante descontado mensalmente e do valor das deduções fiscais. Pensando nisso, A Goparity sugere três estratégias para os leitores do Empreendedor tirarem o melhor partido da chegada deste reembolso.

Amortizar a dívida da casa ou do carro

Uma das formas mais inteligentes de utilizar o reembolso do IRS é direcioná-lo para amortizar dívidas pendentes, como créditos à habitação ou automóveis. Eliminar parcial ou completamente dívidas não é uma tarefa fácil, mas ao fazê-lo, é possível poupar consideráveis montantes de juros e comissões. Priorize o pagamento das dívidas com os juros mais altos, pois essa estratégia trará maior alívio financeiro a longo prazo.

Aumentar as poupanças

Criar uma almofada financeira é sempre uma escolha acertada. Ao receber o reembolso do IRS, pondere a possibilidade de destinar uma parte desse montante para construir um fundo de emergência. Esse “pé-de-meia” servirá como um colchão financeiro para enfrentar despesas inesperadas ou para realizar sonhos, como viagens ou projetos futuros. Além disso, sempre que houver disponibilidade de dinheiro extra, acrescente-o a essa poupança, permitindo que ela cresça gradualmente.

Investir o dinheiro

O mercado de investimentos tem-se expandido, oferecendo diversas oportunidades para rentabilizar e aumentar as poupanças. Antes de investir, é fundamental compreender claramente como o dinheiro será aplicado e para quais fins. Em tempos de crise climática, optar por investimentos que tenham impacto positivo nas pessoas e no planeta pode ser uma escolha consciente e alinhada com valores éticos.

A Goparity é uma plataforma de financiamento de projetos com impacto positivo na vida das pessoas. Através de mais de 29 mil membros registados, a plataforma angariou cerca de 10.4 milhões de euros em 2022, contribuindo com quase 7 mil postos de trabalho e evitando a emissão de 23.8 mil toneladas de CO2 para a atmosfera anualmente.

Assim, o reembolso do IRS pode ser uma oportunidade única para melhorar a sua saúde financeira e fazer escolhas sustentáveis. Ao seguir as estratégias sugeridas pela Goparity, é possível maximizar o benefício desse dinheiro extra e garantir um futuro mais seguro e próspero.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

20 + 8 =