SnapCity – O chat para o mercado do Turismo

Com um investimento inicial de 25 mil euros a SnapCity desenvolveu uma aplicação que facilita aos turistas o contacto com especialistas locais, dispensando guias turísticos e websites saturados de informação.

‘A SnapCity é a primeira App do mercado focada na comunicação online em tempo real entre turistas e a comunidade local ‘, diz André Dias, cofundador do projeto. A empresa começou a operar em junho e, em apenas 10 dias, já contou com mais de 2.500 downloads e ajudou cerca de uma centena de turistas. ‘São números bastante felizes. Temos tido realmente uma adesão incrível, especialmente junto dos habitantes locais, que se mostram disponíveis para partilhar o gosto pela sua cidade’, sublinha. Com 5 elementos na equipa e um investimento inicial de 25 mil euros, a SnapCity prevê atingir os 50 mil utilizadores, até ao final do ano.

Oferecendo um sistema simples e de benefício mútuo, a App destina-se a exponenciar a experiência dos turistas possibilitando aos habitantes locais de ganharem algum dinheiro extra dando sugestões e recomendações. O contacto entre os dois é realizado através de chat, onde o turista coloca as dúvidas e, no final, se estiver satisfeito com as recomendações que obteve, oferece uma gratificação (de 0EUR a 50EUR) à pessoa que o ajudou.

A ideia surgiu da necessidade sentida por André Dias enquanto viajava pela Ásia. Em vez de usar os habituais guias de viagem e websites com dicas para turistas, o André resolveu usar a aplicação Tinder para falar diretamente com quem conhecia o local e, dessa forma, obter dicas e conselhos acerca das cidades por onde ia passando.

De volta a Portugal e após partilhar a experiência com Manuel Figueiredo, os dois amigos fundam a SnapCity. Para o seu desenvolvimento técnico, a App contou ainda com a colaboração de mais três jovens, finalistas de mestrado do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, Jorge Veiga, João André e Miguel Amaral, que entraram como cofundadores.

De acordo com o Think with Google 2016, ‘o smartphone tornou-se a principal ferramenta de apoio à viagem’, sendo que mais de 50% dos utilizadores procuram informação acerca do destino através de dispositivos móveis. Todavia, a informação disponível nos websites, blogs de viagens e plataformas online leva a um imensurável tempo perdido a procurar e filtrar informação, sendo difícil distinguir a informação valiosa da publicidade enganosa.

A SnapCity propõe-se resolver o problema e revolucionar a forma como os turistas chegam à informação, garantindo que a mesma é fornecida em tempo real e por pessoas que conhecem a cidade melhor que ninguém: os habitantes locais, que através de um chat online passam a ser verdadeiros ‘guias de viagem virtuais‘ e ajudam os turistas a viver a cidade de uma forma genuína, como retrata o vídeo explicativo da App.

A versão Android da Snapcity da aplicação já está disponível para Lisboa e Porto, esperando os fundadores da empresa alargar a rede a Londres, Paris e Madrid até ao final do ano. O final de 2017é também a meta para consolidar os indicadores de tração e captar investimento, desafios significativos para uma empresa que começou a operar apenas em julho…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × 1 =