Startup Guide chega a Lisboa

O Startup Guide é um livro para startups e empreendedores, cheio de dicas, ‘case-studies’ e recomendações para quem está a começar na área do empreendedorismo. Escrito para proporcionar uma leitura dinâmica e criativa, esta ferramenta, muito popular noutras cidades europeias, destaca as oportunidades emergentes e as histórias de uma das regiões mais empreendedoras da Europa.

A ideia nasceu a partir do projeto Startup Guide World, idealizado por Sissel Hansen, que considera a edição de Lisboa, como um ‘presente de Natal antecipado para a Startup Everywhere’. ‘Desde que demos início ao nosso plano de expansão para 2016, um dos grandes objetivos era cobrir o emergente ecossistema de Lisboa. Desde que acompanhamos esta cidade, há uns anos, que é claro para nós que Lisboa seria a próxima ‘Grande Coisa’ na Europa. Mal podemos esperar para partilhar tudo o que encontrámos aqui com o resto do Mundo, e provar que vale mesmo a pena olhar para Lisboa com atenção’, sublinhou.

A edição do livro coincide com o maior evento de tecnologia do ano, o Web Summit, que este ano decorre em Lisboa. Para Ricardo Marvão, cofundador da Beta-i, que coordenou a edição nacional do guia, ‘o Web Summit acaba por despertar a atenção do resto do mundo para o que se passa em Lisboa’. ‘Com o ‘Startup Guide’ queremos precisamente dar a conhecer a cidade, e este guia funciona como um convite à descoberta deste ecossistema, ao mesmo tempo que ajuda fundadores, startups, investidores, empresas e instituições a contar a sua história em relação ao que está aqui a acontecer. A nossa ambição é ver o ‘Startup Guide Lisbon’ em todas as secretárias, no mundo inteiro. Queremos que seja um incentivo para que os players relevantes descubram as nossas startups e apostem em ter negócios e investimentos aqui’, acrescenta.

Para além da Beta-i, que assume o papel de gestor local do projeto, o livro conta ainda com os apoios da Microsoft, SAP e Câmara Municipal de Lisboa (CML). ‘É a comunidade que constrói a longevidade, e permite alcançar novas metas. Este é o momento certo para pegar nesse espírito de grupo e saltar para outro patamar, à medida que Lisboa se afirma internacionalmente’, diz Jason Nadal, diretor da área de desenvolvimento e empreendedorismo da Microsoft Portugal.

Para Maria Luísa Silva, Directora do SAP Startup Focus Program, ‘a SAP procura ideias únicas, abertas, com poder de transformação e que resolvam problemas no mundo empresarial ou criem novos mercados por descobrir. Queremos ajudar os nossos clientes na transformação digital, trazendo também a nossa tecnologia para e através das startups’.

‘O apoio da SAP neste livro ímpar em Portugal vem reforçar o nosso entusiasmo e empenho no ecossistema nacional de startups. Ao termos estabelecido o objetivo de triplicar o número de startups portuguesas no SAP Startup Focus Program, desafiamos os empreendedores portugueses, com soluções brilhantes e inovadoras de big data, análise preditiva e em tempo real, a candidatarem-se e a explorarem todo o seu potencial com recurso à nossa plataforma SAP HANA’, defende.

‘O dinamismo do atual ecossistema empreendedor de Lisboa é o resultado de uma estratégia global e agregadora de múltiplos atores, públicos e privados, que tem conduzido a cidade a uma trajetória de crescimento e inovação sem paralelo na sua história recente’, conclui Paulo Soeiro de Carvalho, Diretor Municipal de Economia e Inovação na CML.

O Startup Guide tem edições em Berlim, Estocolmo, Copenhaga, Aarhus e agora também em Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

nine + sixteen =