Startup Lisboa – Cinco anos a criar futuro

A Startup Lisboa é uma incubadora de empresas fundada pela Câmara Municipal de Lisboa, Montepio e IAPMEI, em fevereiro de 2012, com o objetivo de ajudar a desenvolver startups nas áreas tecnológicas, comércio e turismo. A ideia de criar uma incubadora de empresas na cidade de Lisboa foi uma das mais votadas pelos munícipes, no Orçamento Participativo de Lisboa 2009/2010. Desse projeto nasceu uma associação privada sem fins lucrativos cuja missão é ajudar à incubação de startups, contribuindo para que consigam atrair clientes e investimento e desse modo tornarem o ecossistema empreendedor de Lisboa num dos mais dinâmicos da Europa.

Desde a sua abertura, a Startup Lisboa já apoiou mais de 250 projetos e contribuiu para a angariação de cerca de 80 milhões de euros de investimento para as jovens empresas. Ao longo dos 5 anos, foram recebidos mais de 3500 candidaturas, provenientes de empreendedores de mais de 35 países. No total dos projetos incubados, foram criados mais de 1500 postos de trabalho.

Atualmente estão em incubação cerca de 100 empresas, metade das quais instaladas nos dois edifícios da incubadora e as restantes estão sediadas noutros locais, beneficiando de apoio virtual. Essa é outra variante das modalidades de incubação, além do apoio físico, a associação Startup Lisboa também disponibiliza acompanhamento virtual, mas para ambos os modelos, a estrutura de apoio inclui mentoria, ligação a parceiros estratégicos, acesso a investimento ou financiamento, atividades de networking e aprendizagem, comunicação e suporte de uma comunidade baseada no conhecimento e partilha. ‘A nossa comunidade é o nosso maior valor’ adiantam em comunicado.

‘Quando falamos dos 5 anos da Startup Lisboa, temos que falar forçosamente de todas as pessoas que pela Startup Lisboa passaram e continuarão a passar. Equipa, empreendedores, mentores, parceiros, amigos. O verdadeiro sucesso da Startup Lisboa está nas pessoas com as quais temos tido o privilégio de trabalhar’, frisam os responsáveis da incubadora lisboeta.

Para assinalar os cinco anos a Startup Lisboa promete ‘celebrar as pessoas’. A incubadora vai realizar um vídeo com os rostos que marcam a história da organização. ‘Ao fim de 5 anos de atividade, o nosso maior resultado, aquilo a que queremos dar destaque, são as empresas que aqui nasceram ou que por aqui foram passando para desenvolverem os seus negócios inovadores’, sublinham em comunicado enviado aos media.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 3 =