Tecnologia Sustentável: Cinco Benefícios para Organizações

Foto de vecstock no Freepik

Rui Cruz, CEO da Opensoft, partilhou a sua visão sobre como a tecnologia sustentável está a moldar a transformação digital e os benefícios que traz para as organizações.

As preocupações com a sustentabilidade ambiental estão cada vez mais presentes nas empresas. A tecnologia sustentável, alinhada com os objetivos de preservação ambiental, tornou-se fundamental na transformação digital das organizações. Aos leitores do Empreendedor, Rui Cruz, CEO da Opensoft, destacou cinco benefícios-chave associados à sustentabilidade tecnológica.

1 | Desmaterialização de Processos

Um dos pilares da transformação digital é a transição de processos físicos para o ambiente digital. Isso não aumenta apenas a eficiência, o conforto e a transparência, mas também reduz a dependência de papel. A desmaterialização de processos promove a uniformização de procedimentos, agiliza o fluxo de informações e contribui para uma pegada de papel cada vez menor.

2 | Redução da Pegada de Carbono

Com processos desmaterializados, os documentos podem ser submetidos e recebidos digitalmente, reduzindo a necessidade de deslocamentos físicos e, consequentemente, a pegada de carbono associada a eles. A conveniência de obter respostas de qualquer lugar, a qualquer momento, também é um fator importante na redução da pegada ambiental.

Foto de Freepik

3 | Menos Erros

A qualidade das informações submetidas é crucial para a redução de erros de processamento e economia de tempo. Facilitar o envio de informações através de dispositivos móveis e formulários que privilegiam informações pré-existentes, juntamente com pré-validações automáticas, melhora a experiência do utilizador e promove a adoção de meios digitais.

4 | Racionalização de Recursos

A adoção de arquiteturas baseadas na nuvem permite que as organizações reduzam o consumo de energia e as emissões associadas à infraestrutura física. Além disso, a automação de tarefas pode libertar recursos humanos para se concentrarem em questões mais complexas.

5 | Consciência Circular

A promoção da tecnologia sustentável não deve ficar limitada às organizações, mas deve envolver colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Incentivar a adoção da sustentabilidade tecnológica por todas as partes interessadas é essencial para ampliar o impacto dessa tendência. As iniciativas internas também podem criar incentivos para a adoção da tecnologia sustentável.

Foto de Willfried Wende em Pixabay

Para Rui Cruz, “a tecnologia sustentável é hoje uma parte fundamental das preocupações ESG (Ambiente, Social e Governança). Portanto, as estruturas que pretendam reforçar os seus modelos globais de sustentabilidade, precisam considerar e investir nas vantagens oferecidas pela tecnologia”.

A tecnologia sustentável é vista como uma tendência-chave para atingir metas de preservação ambiental e competitividade. Segundo o responsável da Opensoft, a empresa, com seu histórico de implementação de grandes projetos de transformação digital, continuará a priorizar a introdução da sustentabilidade tecnológica nas organizações como parte essencial da sua proposta de valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven + eleven =