Telecomunicações: Setor Gera Retorno Acionista de 6% ao Ano

Na foto: Eduardo Bicacro, Partner da BCG em Lisboa.

O setor das telecomunicações apresentou um crescimento significativo nos últimos cinco anos, gerando um aumento de 572 mil milhões de dólares em valor criado entre 2019 e 2023, de acordo com o estudo “2024 Telecommunications Value Creators Report”, realizado pela Boston Consulting Group (BCG). Este crescimento reflete-se também no retorno acionista, que atingiu uma média anual de 6%, representando uma tendência positiva face ao valor de 3% reportado no ano anterior.

Segundo o estudo, os operadores de telecomunicações globais destacaram-se como o modelo mais bem-sucedido, alcançando um retorno médio anual para os acionistas (TSR) de 7% entre 2019 e 2023. Em contraste, os operadores de menor escala registaram um retorno médio de 3% no mesmo período.

As empresas de infraestrutura de telecomunicações foram as que obtiveram o maior retorno aos acionistas, com uma média de 10% ao ano, embora tenham registado uma desaceleração em relação ao período anterior.

“A criação de valor nas Telecomunicações teve um ano de recuperação, mas continua, em média, a ser inferior à de alguns outros setores. Este é um setor com características de mais baixo risco e tem conseguido entregar esse perfil de menor flutuação no valor gerado. Enfrenta, ainda assim, alguns desafios como as taxas de juro elevadas, a estagnação da receita, e a constante exigência dos investimentos para upgrade tecnológico, como é o caso do 5G”, afirma Eduardo Bicacro, Partner da BCG em Lisboa.

“Observamos que, comparando entre operadores de características competitivas semelhantes, as organizações que criam mais valor são aquelas que conseguem crescer o seu negócio ou, nos mercados mais maduros, as que conseguem assegurar uma maior disciplina no controlo de custos, sendo para isso necessário recorrer a novas ferramentas digitais e à transformação do modelo operativo”, acrescenta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

ten + 18 =