Tendências em Formação e Desenvolvimento para 2024

Foto de Freepik

Depois de um expressivo investimento em formação em 2023, as empresas vão continuar a apostar em cursos de desenvolvimento de competências tecnológicas, comunicação e trabalho em equipa.

Ao Empreendedor a GoodHabitz, empresa líder na Europa em e-learning corporativo, enumera as quatro principais tendências da área de Formação e Desenvolvimento (L&D) para 2024. A partir do estudo publicado pelo Learning and Performance Institute (LPI) e da monitorização das plataformas e ferramentas da multinacional especialista em e-learning, a GoodHabitz aponta as principais áreas em foco para os profissionais ao longo deste ano.

1 | Inteligência Artificial e Automatização dos Processos

A integração de ferramentas de Inteligência Artificial, como chatbots, promove a automatização de processos na formação. Segundo o Learning and Performance Institute (LPI), 70% dos inquiridos acreditam que a presença da Inteligência Artificial aumenta o desempenho, enquanto 40% destacam a eficiência de tempo.

2 | Aprendizagem no Fluxo de Trabalho

A transformação do modelo presencial para e-learning ganha destaque, com ferramentas como Inteligência Artificial Generativa e microaprendizagem. Essas tecnologias personalizam a formação, reduzindo tempo e custos associados, segundo a GoodHabitz, baseando-se nas mudanças de paradigma do L&D para 2024.

3 | Modelo Híbrido de Trabalho

O modelo de trabalho híbrido alterou significativamente o ambiente corporativo. Apenas 3% dos trabalhadores preferem o retorno integral ao escritório, conforme a Advanced Workplace. A liderança enfrenta o desafio de adaptar-se ao equilíbrio entre o trabalho presencial e remoto.

4 | Apoio à Saúde Mental e Bem-Estar

O estudo da GoodHabitz revela que 1 em cada 5 trabalhadores apresentou sinais de stress e burnout no último ano. A formação com foco na gestão do stress surge como tendência para 2024, visando fortalecer competências que promovam uma melhor gestão da saúde mental.

Estar atualizado com estas tendências dinâmicas em L&D permite às empresas prosperar num futuro em constante evolução. A adaptação a essas necessidades de aprendizagem é fundamental para promover uma cultura organizacional centrada no desenvolvimento pessoal e profissional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven + 13 =