União Europeia lança em Lisboa “Fábrica de Startups”

A União Europeia lançou a Europe Startup Nations Aliance
Foto: Web Summit

A União Europeia lançou a Europe Startup Nations Aliance (ESNA), a agência para o empreendedorismo que terá a sua sede em Lisboa e a missão de apoiar os governos europeus no desenvolvimento das condições estruturais para a criação de startups.

Nove dos 27 países que assinaram o protocolo de fundação da ESNA subiram hoje ao palco do Web Summit para o lançamento oficial da instituição que vai promover o desenvolvimento do empreendedorismo europeu a partir de Lisboa.

O lançamento da “fábrica europeia de startups” foi presidido pelo Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, acompanhado por Eoghan O´Neill, da Direção-Geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias, da Comissão Europeia.

Em conferência de imprensa após o lançamento da ESNA, o Ministro afirmou que esta iniciativa resulta de “um esforço feito por todos os países europeus – que começou na Presidência Portuguesa do Conselho de União Europeia – para que a Europa possa tornar-se num continente de ‘startups’ e de unicórnios”.

Anunciada em março de 2021, ainda durante a presidência portuguesa da União Europeia, a Agência Europeia para o Empreendedorismo (ESNA) é a primeira entidade com a missão de apoiar os governos europeus na melhoria das condições estruturais para as ‘startups’, garantindo que possam crescer em qualquer estágio do seu ciclo de vida.

O protocolo de fundação da agência, que já foi assinada por 27 países – 26 Estados-membros da União Europeia e Islândia – resulta de um acordo político, em toda a Europa, sobre oito ‘padrões’ necessários para garantir que as ‘startups’ europeias aproveitem as condições mais favoráveis para crescer em todas as fases do seu ciclo de vida. A ESNA terá também um papel focado na cooperação e partilha das melhores práticas do setor e o fornecimento de apoio técnico aos governos dos países membros.

A agência vai ter sede no Parque das Nações, num edifício que agora pertence à Universidade de Lisboa, junto ao Pavilhão de Portugal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × three =