Universidade de Coimbra Associa-se a Startup Polaca em Projeto Inovador de Diagnóstico Doméstico

Foto de IQ Biozoom

A Universidade de Coimbra, em colaboração com a empresa tecnológica polaca IQ Biozoom e o Instituto Nacional de Metrologia turco, TUBITAK, está a desenvolver um projeto inovador para criar um biossensor portátil que permita medir a concentração de cortisol na saliva. Esta parceria, facilitada pelo EIT Health, visa proporcionar um diagnóstico mais fácil e rápido de doenças relacionadas com os níveis hormonais.

O cortisol desempenha um papel fundamental na regulação de vários processos fisiológicos, como o metabolismo, a função imunitária e o bem-estar emocional. Porém, o stress, a falta de sono e hábitos pouco saudáveis podem afetar negativamente os níveis de cortisol, levando a várias perturbações de saúde. Por isso, a capacidade de medir os níveis de cortisol de forma rápida e não invasiva em casa pode ser uma ferramenta valiosa para diagnosticar e monitorizar diversas condições médicas.

“A perspetiva de um projeto conjunto de investigação baseado numa tecnologia extremamente interessante, que está hoje na vanguarda da ciência moderna, interessou-nos muito. Temos expectativas altas na validação clínica de uma nova tecnologia, sobretudo em relação a uma área tão importante nos dias de hoje como é a questão do stress e da monitorização não invasiva do cortisol”, destaca Inês Rosendo, médica especialista em Medicina Geral e Familiar e investigadora da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

A colaboração entre a Universidade de Coimbra, a IQ Biozoom e o Instituto Nacional de Metrologia TUBITAK representa um passo importante para o desenvolvimento, em Portugal, de tecnologias inovadoras de diagnóstico doméstico. Ao implementar dispositivos precisos e fáceis de usar, como os transístores de película fina desenvolvidos pela IQ Biozoom, espera-se que esta parceria contribua significativamente para o avanço da medicina personalizada e aumente a disponibilidade de testes de diagnóstico rápidos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 × 5 =