Viver sem stresse é possível: Aprenda a relaxar

Combater o stresse com ioga

Propomos aqui 2 posturas de yoga para o ajudar a relaxar completamente, corpo e mente. São exercícios fáceis, que requerem apenas alguns minutos do seu dia. Antes de começar, deve no entanto, praticar as técnicas respiratórias que lhe ensinámos no artigo Viver sem stresse é possível: Veja como!, para conseguir um relaxamento total.

A postura da criança: esta postura proporciona um descanso imediato, quando necessitamos de nos abstrair do ambiente que nos rodeia, seja por excesso de pressão, preocupações ou conflitos. Também alivia a zona lombar que pode estar sob tensão depois de estar muito tempo sentado. Acalma a mente e as emoções e cria imediatamente um espaço pessoal de conforto e bem-estar, em casa ou no trabalho.

  • Joelhos no chão, pontas dos pés que se tocam;
  • Sentar nos calcanhares;
  • Afastar os joelhos o mais possível para facilitar a descida do tronco;
  • Apoiar a testa no chão;
  • Rodear as coxas com os braços;
  • 10-20 respirações completas: respirar com o tórax e o abdómen.

 

Se tiver dificuldade em sentar-se nos calcanhares, pode apoiar a testa numa almofada: a elevação da cabeça vai permitir sentar-se nos calcanhares.

A postura do morto: apesar do nome pouco simpático, esta postura é a mais eficaz de todas as posturas de relaxamento. Idealmente deve-se fazer ao fim do dia de trabalho, antes de jantar mas também se pode fazer antes de dormir para ajudar a ter uma noite de sono descansada. No entanto, se sentir durante o dia um elevado grau de stresse e caos mental, uns minutos desta postura vão ajudar a alcançar um estado de serenidade.

  • Deitar de costas com os pés e os braços afastados;
  • Palmas das mãos voltadas para cima, fechar os olhos e inspirar lentamente;
  • Ao expirar soltar tensões físicas e emocionais;
  • Inspirar profundamente e repetir mentalmente: ‘o meu corpo está relaxado, desde a cabeça aos dedos dos pés‘. Ficar uns minutos neste estado de tranquilidade e visualizar várias partes do corpo a relaxar.

Pode colocar uma música de fundo suave para criar um ambiente agradável e usar uma manta para se tapar e estar mesmo confortável.

Para regressar ao estado de atividade mexer suavemente os dedos das mãos e dos pés, dobrar os joelhos, virar para o lado direito. Sente-se lentamente e abra os olhos.

Para além de melhorar a sua saúde – hoje em dia sabemos que muitas doenças estão relacionadas com o stresse e ansiedade – o hábito de relaxar vai aumentar a sua capacidade de resposta, traduzindo-se num aumento da prestação profissional.

Tomar conta de si é fundamental para ter um negócio de sucesso. Ao fazer do relaxamento um hábito no seu dia-a-dia, vai harmonizar o sistema nervoso e diminuir e prevenir o desgaste, a exaustão, e o mau humor.

No próximo artigo desta série vamos introduzir a meditação como ferramenta de excelência para reduzir o stresse e ansiedade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

14 − 2 =