Worldcoin Foundation Disponibiliza Software da Orb em Protocolo Aberto

Foto de Orb (Worldcoin Foundation/photo@2x)

A Worldcoin Foundation anunciou a disponibilidade dos principais componentes do software da Orb em protocolo aberto, representando o que define como “um avanço significativo na transparência e verificação de privacidade”.

Esta abertura pública do código da empresa de reconhecimento da íris surge na sequência da proibição das atividades da startup em Espanha assim como investigações e ações regulamentares em vários outros países, como Alemanha, França, Coreia do Sul, Argentina, Reino Unido e Quénia.

O Worldcoin é um projeto que pretende criar uma identidade digital global a partir do registo da íris das pessoas. Os responsáveis pelo projeto são Sam Altman, CEO da empresa dona do ChatGPT, e Alex Blania, e o objetivo é ter um registo biométrico da população criando “uma forma segura de diferenciar na Internet os humanos dos mecanismos de inteligência artificial”.

Para impulsionar o projeto, a startup está presente em vários países por todo o mundo a recolher identidades de voluntários para integrar a sua base de dados. Em troca da captura de íris, os utilizadores recebem uma recompensa na criptomoeda do projeto (WLD). O registo biométrico é depois convertido numa identidade criptografada vinculada ao utilizador, chamada de World ID e impossível de ser falsificada. A ideia é que ela possa ser usada por governos e empresas nos próximos anos.

A decisão agora anunciada de liberalizar todo o código necessário para a captura de imagens e transferência segura para a World App em protocolo aberto no GitHub “reflete o compromisso da Worldcoin Foundation com a privacidade, segurança e transparência, elementos essenciais não apenas para a Orb, mas também para outros dispositivos biométricos”, salienta a Worldcoin Foundation, entidade titular da licenças da Orb. Anteriormente já tinham sido abertos os repositórios de hardware e de reconhecimento de íris. Após estas notícias a criptomoeda WLD da Worldcoin subiu quase 4%, para 8,40 dólares..

Ricardo Macieira, manager regional para a Europa da Tools for Humanity, afirmou que o open sourcing dos componentes contribuirá para a segurança, privacidade e transparência em diversos projetos tecnológicos, especialmente aqueles que executam aprendizagem automática em dispositivos periféricos.

Além disso, o responsável para a Europa salienta que a Worldcoin Foundation está a introduzir a “Custódia Pessoal”, uma nova funcionalidade que confere aos utilizadores já registados o controlo sobre os seus dados. “Isso significa que as informações geradas na Orb são mantidas no dispositivo do utilizador e eliminadas da Orb, permitindo um controlo sem precedentes sobre o fluxo de dados pessoais”, sublinha em comunicado a Worldcoin Foundation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 16 =