Programa Protechting apresenta finalistas  

As 12 finalistas aos Programa Protechting
Foto: Protechting

Já são conhecidas as 12 startups finalistas do programa Protechting dedicado à aceleração de projetos empresariais nas áreas de Healthtech, Insurtech e Fintech.

A terceira edição do programa de captação e aceleração de startups, promovido pela seguradora Fidelidade e pelo grupo chinês de investimento Fosun, atraiu equipas provenientes de 10 países e, além do prémio de 10 mil euros, vai levar o vencedor a competir no “Chuang Qingchun”, o concurso para jovens empreendedores em Xangai.

As 12 startups selecionadas para a fase de aceleração do Programa Protechting são: HUMANOO, RNTERS e GISTEK (na área de Insurtech); COPSONIC, SPINANALYTICS e WALL I (na área de Fintech); e MEDICSEN, SKINSOUL, CRIAMTECH, CARDIAMO, BAYLIFETECH e TMASS (na área de Healthtech).

As 12 finalistas foram apuradas depois de uma primeira eliminatória, num bootcamp onde participaram 22 equipas provenientes de 10 países diferentes (Alemanha, China, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Moçambique, Ucrânia, Reino Unido e Portugal). As escolhidas vão agora passar pela fase de aceleração, até outubro, onde terão a oportunidade de desenvolver um projeto piloto com recurso à estrutura das empresas do Grupo Fosun.

“Estamos felizes por ver Portugal a tornar-se num local de referência para o desenvolvimento de startups na Europa. Cada vez mais unicórnios europeus crescem em Portugal, cada vez mais parceiros se juntam a nós no Protechting”, frisou Li Haifeng, Vice-Presidente Sénior do Grupo Fosun, na cerimónia de apresentação dos concorrentes finalistas.

O grande número de participantes estrangeiros mereceu destaque de Jorge Magalhães Correia, Presidente do Grupo Fidelidade, sublinhando que “o programa Protechting é já uma referência no contexto internacional. Com esta terceira edição, não só reforçamos o apelo da marca que temos vindo a criar, como apoiamos o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo em Portugal. Incorporar a visão externa e inovadora das startups que integram este projeto é para nós fundamental”.

Após o período de aceleração, os três melhores projetos finais serão premiados com um roadshow na China, com acesso a alguns dos maiores investidores do mundo, onde terão a oportunidade de integrar e desenvolver os seus negócios com a Fosun, Fidelidade, Luz Saúde ou Hauck & Aufhäuser. O vencedor, com o melhor modelo de negócio, será também distinguido com um prémio monetário no valor de 10 mil euros.

Para além da competição em Portugal, no âmbito de uma parceria entre o Grupo Fosun e o Governo de Xangai, as startups vencedoras da terceira edição do Protechting irão participar na competição “Chuang Qingchun” – Concurso de Inovação e Empreendedorismo Jovem de Xangai, a decorrer em setembro.

As 12 startups que vão integrar a fase de aceleração do Programa Protechting

MEDICSEN – Pretende melhorar a qualidade de vida dos doentes diabéticos com recurso a uma solução não invasiva baseada em IA Predictive e Smartpatch.

HUMANOO – Os seus programas personalizados e as soluções de saúde inovadoras ajudam os funcionários e os segurados a atingir as suas metas em condicionamento físico, fisioterapia, ioga, bem-estar e nutrição.

SKINSOUL – Propõe tecnologia que permite que os médicos detetem problemas dermatológicos, permitindo o encaminhamento para o dermatologista. Tudo em menos de 2 minutos.

CRIAMTECH – Desenvolveu suportes para Análise de Imagem de Reação Química para Mobilidade.

CARDIAMO – Um ecossistema de saúde do coração que permite ao doente ter monitoramento cardíaco remoto através de um site e aplicativo específico com dados e notificações.

RNTERS – Mercado de aluguel peer-to-peer onde os utilizados podem alugar ou gerar receita com segurança em qualquer item.

GISTEK – Oferece soluções avançadas e independentes no setor de seguros que melhoram a cadeia de valor através da automação e padronização.

COPSONIC – Novo protocolo de comunicação sem contato universal, patenteado, que permite segurança digital, deteção inteligente e conectividade IoT entre dispositivos eletrónicos.

WALL I – Analisa o perfil dos espectadores de todo o tipo de ecrã.

SPINANALYTICS – Transformação digital na gestão de Risco de Crédito, aproveitando análises preditivas, técnicas de IA e ML em Big Data.

TMASS – Visa fornecer soluções revolucionárias para análises quantitativas e qualitativas de moléculas de proteína, que abrange vários aspetos da saúde humana.

BAYLIFETECH – Tecnologia inovadora que permite o armazenamento de células-tronco em condições de temperatura ambiente e sem oxigênio por mais de 10 dias.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorWeb Summit disponível em podcast
Próximo artigoAcelerar a economia do mar
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × 3 =