Se você sabe ler, não desperdice essa oportunidade única

os livros essenciais na biblioteca do empreendedor
Foto: Pixabay

“Que seca! Não vou perder tempo com isto! Tenho mais que fazer! Agora não me apetece! Vou ler este livro para quê?” Estas foram algumas das coisas que me passaram pela cabeça antes de descobrir o poder e a sabedoria que podia adquirir através um livro.

Nós somos o resultado dos livros que lemos, da música que ouvimos, das conversas com as pessoas com quem mais convivemos, das viagens que fazemos. São estes os componentes que lhe permitiram abrir os seus horizontes e deixar de ser um animal do rebanho que come e respira.

Sou uma pessoa consideravelmente diferente e mais sabedora do que há dez anos atrás, muito devido aos livros que li. Segundo o escritor e humorista norte-americano Mark Twain, “O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”.

“O homem que não lê bons livros não tem nenhuma vantagem sobre o homem que não sabe ler”

 Mark Twain

Se você sabe ler, não desperdice essa oportunidade única e comece hoje a criar a sua biblioteca do conhecimento.

Eu tento ler o máximo possível sobre temas dos quais pretendo tornar-me especialista, aprofundar o meu conhecimento ou por mera curiosidade. Adquirir o hábito da leitura é fundamental para a minha formação, com impacto directo na minha qualidade de vida.

Um dos grandes responsáveis por ter mudado a minha vida profissional para melhor foi um livro. O “4 Horas por Semana”, de Timothy Ferriss, que li há alguns anos ajudou-me a perceber como podia trabalhar menos produzindo mais.

Um livro é um pedaço de sabedoria extraído do conhecimento de outras pessoas, que fica ao seu dispor vinte e quatro horas por dia, com direito às repetições que quiser por um preço de aquisição muito baixo. Para melhor entender o poder que a leitura pode ter na sua vida, veja o que aconteceu a uma amiga minha de longa data.

Há alguns anos, uma amiga estava numa situação complicada a nível profissional. Licenciada, com vários empregos precários e mal pagos no seu curriculum, e sem conseguir trabalhar na sua área de formação, estava a tentar manter-se à tona da água para não se afogar. Certo dia em conversa ela confidenciou-me que se sentia perdida e sem rumo, o seu sentido de humor, tão característico, desaparecera e não conseguia ter motivação para lutar e acreditar em algo melhor.

Perante aquela situação, e sendo amigo de longa data não lhe podia mentir e disse-lhe que acreditava que se ela estava naquela situação era por sua única e exclusiva responsabilidade. Fiz-lhe uma sugestão, um tanto ou quanto “diferente” para a ajudar a dar a volta à situação, recomendei-lhe a leitura de alguns livros e disse-lhe para ler, entender, avaliar e aplicar tudo aquilo que iria aprender com eles, se queria mesmo mudar a sua vida para melhor. Então e o que aconteceu? Ela leu alguns desses livros e a sua vida profissional alterou-se significativamente para melhor.

Foi posta à prova, ultrapassou obstáculos e tornou se mais resiliente. Tornou-se mais perspicaz e percebeu as lacunas que o seu departamento tinha e preencheu-as com a ajuda das ferramentas que adquiriu nos livros que foi lendo.  Talvez, se não tivesse começado a ler, nunca teria tido a oportunidade de usar esse conhecimento para atingir resultados que conseguiu.

Neste artigo vou-lhe sugerir sete livros que me ajudaram bastante a tornar-me numa pessoa melhor, mais eficiente e mais sabedora.

A ordem em que os livros são apresentados é completamente aleatória, não sendo o primeiro o melhor, nem o último o pior. Existem também outros livros igualmente muito bons e muito interessantes que já li, e outros que com certeza irei ler e que no futuro também poderei recomendar.

 

Capa do livro 4 Horas por Semana de Timothy Ferriss4 Horas por Semana de Timothy Ferriss

Neste livro o autor reescreve algumas regras acerca do trabalho que lhe ajudarão a compreender que para produzir mais não tem necessariamente que trabalhar mais horas.

É um livro de fácil leitura onde o autor dá exemplos das estratégias que adoptou e que o ajudaram a atingir os seus objectivos. O autor demonstra formas criativas de pensar acerca do trabalho, gestão de tempo e resolução de problemas.

 

capa do livro Pai Rico, Pai Pobre de Robert KiyosakiPai Rico, Pai Pobre de Robert Kiyosaki

Robert Kiyosaki descreve neste livro o que aprendeu com o seu pai pobre e com o seu pai rico que o ajudou a saber como devia lidar com o dinheiro e com as suas finanças pessoais.

As formas de pensar de ambos os pais eram distintas relativamente ao dinheiro e trabalho, sendo o seu pai rico um estratega e negociador nato e o seu pai pobre e pai biológico, um professor universitário conservador e institucionalizado.

 

Capa do livro O Alquimista, de Paulo CoelhoO Alquimista de Paulo Coelho

Este foi o livro que celebrizou o escritor brasileiro Paulo Coelho tendo vendido mais de 150 milhões de cópias e traduzido em 70 idiomas. O livro relata a jornada do jovem Santiago pelo mundo e as lições que ele vai aprendendo ao longo do seu caminho. É um livro para se ler e reler com ensinamentos que serão úteis para sempre na vida de qualquer pessoa.

 

 

capa do livro Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey

Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes de Stephen Covey

Stephen R. Covey acredita que vencer ou fracassar é resultado de sete hábitos. São eles que distinguem as pessoas felizes, saudáveis e bem-sucedidas das fracassadas e daquelas que sacrificam o equilíbrio interior e a felicidade para alcançar o êxito. Neste livro estão contidos os princípios fundamentais da eficácia que representam a interiorização dos princípios correctos, nos quais se baseiam o sucesso e a felicidade duradoura. É considerado como uma bíblia sobre o sucesso e felicidade por muitos e certamente um livro para se ter na prateleira e ser consultado muitas vezes.

 

Capa do livro Contágio de Jonah BergerContágio de Jonah Berger

Confesso que quando abri o livro pela primeira vez nunca pensei que iria gostar tanto dele. O autor deste livro sustenta esta obra muito bem com estudos e factos científicos que explicam qual a razão de determinados fenómenos se tornarem virais. No fundo ele tenta desmistificar o que é que torna as coisas populares à escala mundial dando exemplos reais e bastantes esclarecedores.

 

 

capa do livro Segredos da mente milionária de T. Harve EkerSegredos da mente milionária de T. Harve Eker

Este livro é um pouco sensacionalista mas tem os conceitos certos para quem quer começar a perceber como pode transformar a sua mente numa mente milionária. Os conceitos aqui apresentados são suportados no estudo dos hábitos de pessoas bem-sucedidas.

 

 

 

Capa do livro O Jogo do dinheiro de Tony RobbinsO Jogo do dinheiro de Tony Robbins

Quem não conhece o palestrante mais celebrizado do mundo? Falo de Tony Robbins é claro! Este homem de 2,01 de altura com voz grossa e assustadora é um poço de energia positiva e vai ajudá-lo a perceber neste livro como pode dominar o jogo do dinheiro e a sua vida. Tony Robbins durante anos foi empregado de limpeza. Hoje é multimilionário. E sabe muito bem o que significa ter (ou não ter) dinheiro. Dinheiro é poder. E não estou a falar do poder de esmagar os inimigos ou de sermos melhores do que os outros. Não. Falamos antes daquilo que o dinheiro nos dá: a liberdade de escolher, a segurança de não pensar no dia seguinte; a felicidade de nos sentirmos vivos.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorMais do que dinheiro, valorizemos o tempo
Próximo artigoOeiras Parque Virtual Reality Game
Nuno Silva
Formou-se em Sistemas e Tecnologias de Informação é um empreendedor em série e especialista em negócios online. Criou a sua primeira empresa aos 18 anos, colaborou com empresas de topo no sector das tecnologias e fundou um dos primeiros e-marketplaces de serviços locais em Portugal, o PedirOrcamentos.Com. É fundador e co-fundador de diversos negócios com forte presença na internet. É um motivador empresarial, orador em eventos de empreendedorismo, mentor de startups e autor de diversas publicações ligadas ao Empreendedorismo, Desenvolvimento de Competências e Marketing Digital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × two =