5 Dicas Para Aumentar a Autoconfiança Empreendedora

Empreender requer coragem. Encarar os medos de frente e não baixar a cabeça. Por isso, aqui vão algumas dicas para aumentar a autoconfiança.
Foto: Pixabay

Empreender é uma atividade de risco. Não é para qualquer um.

Muita gente prefere a segurança do salário ao fim do mês, trabalhando numa empresa. Alguns querem ainda mais segurança e procuram a estabilidade do funcionalismo público.

O empreendedor não. Ele tem ambições maiores e não se contenta com pouco. Prefere arriscar e ter ganhos maiores. Por isso, o empreendedor é uma pessoa autoconfiante por natureza. Ele se sente capaz de vencer os obstáculos do mercado e montar o seu negócio.

Mas como na vida de qualquer um, por vezes alguns percalços surgem. Os negócios, em especial, têm muita margem para isso. Vendas podem não ir tão bem quanto o esperado, fornecedores não fizeram a entrega no prazo acordado ou algum funcionário pisou na bola.  Momentos como esses podem abalar a confiança e colocar qualquer empreendedor para baixo.

Por isso, aqui vão algumas dicas para aumentar a autoconfiança nas horas difíceis:

– Encare o medo

A autoconfiança se estabelece vencendo os medos. É como uma criança que está aprendendo a andar de bicicleta. Tem medo de tirar as rodinhas e ficar em duas rodas, mas tem que engolir o medo e finalmente tirar. Empreender requer encarar os medos de uma empreitada não dar certo. Seja o investimento em um novo produto ou uma mudança de estratégia de negócio por exemplo.

– Saiba que o passado não é igual ao futuro

Pode ser que alguma das suas iniciativas empreendedoras não desse certo no passado, mas não é porque isso aconteceu antes que agora vai dar errado de novo. É preciso olhar para frente com positividade e otimismo. A chance de dar certo existe e precisa ser mantida em mente.

– Evite o perfeccionismo

Tenha cuidado com o perfeccionismo. O mundo dos negócios é muito dinâmico e as coisas acontecem rápido. Ficar preso ao um comportamento perfeccionista pode atrasar a conclusão de algo importante. Por exemplo, demorar a colocar um produto no mercado e acabar perdendo a janela de oportunidade.

– Compare-se a si mesmo, não aos outros

Muitas pessoas medem seu sucesso comparando-se aos outros. E obviamente, a comparação se dá em relação aos que estão melhor. Então acaba gerando um sentimento de insatisfação com o seu resultado pessoal. Melhor alternativa é se comparar-se a si mesmo. Se você está evoluindo e dando os próximos passos em relação ao seu objetivo, ganhe confiança em cima das suas próprias conquistas.

– Redefina o significado de falha

Tem gente que se desespera quando algo não sai de acordo com os planos. Adota pensamentos negativos de que falhou. A questão é que o conceito de falha é relativo. Na verdade, em vez de considerar como uma falha você pode considerar como sendo um teste. Para conseguir achar a fórmula que dá melhor resultado precisa testar várias e algumas naturalmente não vão funcionar. É preciso aceitar isso como parte do processo para se chegar onde quer.

Empreender requer coragem. Encarar os medos de frente e não baixar a cabeça. Quando se está ciente que os desafios vão existir e se aceita isso como parte do processo já se cria uma mentalidade adequada para vencer. Então ir criando a autoconfiança como um empreendedor que domina o seu negócio com base na experiência dos erros e acertos ao longo do tempo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

4 + four =