Empoderamento: Uma realidade no Empreendedorismo Feminino

Empreendedorismo Feminino: o papel da mulher no mundo empresarial
Foto: Rui Souto e Castro Photography

Empreendedorismo feminino é um assunto que ganha cada vez mais atenção. Além de promover forte debate sobre a posição da mulher no campo empresarial, gera transformações na sociedade e na economia em todo mundo.

No mundo inteiro, estamos vivendo um momento especial – as mulheres conquistam cada vez mais protagonismo e espaço para trabalhar por um propósito e de alguma forma deixar um legado, além de reconhecimento e satisfação na vida pessoal e profissional – e isso é muito bom! Não só para as mulheres, mas para a sociedade como um todo e para os diversos setores da economia.

O empreendedorismo feminino traz para o cenário empresarial características que acabam impactando positivamente no dia-a-dia dos negócios como a equiparação de direitos entre os sexos e um maior impacto positivo econômico e social nas comunidades onde as empreendedoras estão inseridas.

É facto que a presença da mulher no mercado de trabalho é maior do que há uns anos atrás, seja empreendendo e investindo em grandes negócios ou ocupando cargos de liderança nas organizações. Elas estão no comércio, na indústria, na prestação de serviços, tecnologia – entre outros, mostrando que essas áreas não são de exclusividade masculina.

Embora a maioria das pessoas considere que a questão do empreendedorismo feminino já tenha sido totalmente absorvida pela sociedade moderna, a verdade é que ainda existem muitos desafios e barreiras a serem vencidas para as mulheres se destacarem no mercado de atuação. Muito disto está diretamente relacionado a questões culturais e sociais, que ainda acreditam que a mulher não consegue lidar com determinadas situações tão bem quanto um homem.

abrindo sua própria empresa a mulher ganha a oportunidade de retomar o controlo de sua trajetória e ser protagonista

Mas, num cenário profissional, a versatilidade feminina é um ponto de destaque do empreendedorismo, sendo uma ferramenta importante para que elas consigam alcançar altos voos na carreira. As mulheres são mais adaptáveis às situações do dia-a-dia e têm capacidade de atuar e agir de maneira multifuncional, além de serem mais intuitivas e sensíveis.

Seja abrindo sua própria empresa ou trabalhando num negócio que segue os princípios inovadores do empreendedorismo, a mulher ganha a oportunidade de retomar o controlo de sua trajetória e ser protagonista. Ela é tão capaz, determinada e competente em fazer seu negócio dar certo quanto qualquer outro tipo de empreendedor. Essa força interior aliada ao seu foco e resiliência vêm apresentando ao mercado empresas diferenciadas, criativas e com ascensão crescente.

MULHERES EMPREENDEDORAS

Os principais motivos que levam as mulheres se lançarem no empreendedorismo, podem resultar da vontade de trabalhar com propósito e significado, visando contribuir positivamente o meio em que vivem. O anseio de deixar a sua marca na sociedade é também um dos grandes motivos para o empreendedorismo feminino.

A independência financeira é outra razão que leva as mulheres a empreender, e neste caso, o negócio próprio é a melhor maneira de conquistá-la, gerando menos pressão e mais qualidade de vida. Além disso, ao montarem seus próprios negócios as mulheres não precisam enfrentar barreiras para evoluir no mercado de trabalho.

Ter mais tempo para cuidar de si mesma e, se for o caso, dos filhos, ou pelo menos ter a flexibilidade de horários para conciliar o trabalho com a família, é outro motivo para o empreendedorismo feminino. Mas, principalmente acreditar em um objetivo e ter muita vontade de realizá-lo. Para isso é necessário ter hábitos certos, que vão impulsionar à ação.

DICAS PARA O SUCESSO

Para que você se torne uma empreendedora de sucesso é essencial ter a consciência do seu propósito, das suas potencialidades e dos pontos a melhorar e honrar a sua história todos os dias, para que possa viver a sua melhor versão. É um verdadeiro processo de autoconhecimento para que alcance os meios de agir de forma mais empoderada e equilibrada, conseguindo maior controle sobre suas emoções para obter os melhores resultados.

Confira algumas dicas para se tornar uma empreendedora de sucesso no mundo dos negócios:

Desenvolva um Mindset Empreendedor – Tenha uma mentalidade positiva que alimenta a sua força de vontade, determinação, resiliência, motivação e a sua capacidade diferenciada de superar os desafios e fazer das adversidades oportunidades de crescimento.

Autoconhecimento – Este é um elemento-chave! Reflita e saiba qual é a sua missão no seu negócio. O autoconhecimento proporciona uma imagem real de quem você é, as suas motivações e do que é capaz de fazer. Sabendo disso, você só vai aventurar-se em projetos que têm a ver com a sua personalidade e propósito.

Acredite em si – Tenha autoconfiança e seja sempre otimista acreditando verdadeiramente em si, nas suas ideias, habilidades e competências, pois é a sua crença positiva que a irá ajudar a ser mais produtiva, proactiva, envolvida para alcançar suas conquistas e realizações.

Procure o Equilíbrio – Isso quer dizer alinhar as suas responsabilidades profissionais às suas necessidades pessoais, sem negligenciar nenhuma das partes. Faça diariamente a gestão de todas as suas tarefas, separando o tempo que dedica à sua família, das horas que você precisará para trabalhar.

Evolução Contínua – Ao idealizar um projeto, são necessárias muitas horas de pesquisas e de leitura. Em qualquer área de atuação é muito importante estudar o mercado, buscar informações, conectar-se com pessoas que possuem interesses em comum e fortalecer seu networking.

Seja Criativa, Inove – Seja inovadora, criativa e procure desenvolver uma visão futura mais apurada sobre tudo. Isso vai ajudá-la a ter atitudes diferenciadas, ser uma pessoa mais conectada com o mundo, participativa e a ter ideias mais assertivas, desafiadoras e aplicáveis.

Elas influenciam tendências, incentivam e inspiram outras mulheres a seguirem seus passos

Faça um Bom Planeamento – Seja detalhista, estabeleça objetivos claros e as estratégias a serem seguidas em relação ao seu negócio, visualizando os passos que serão necessários para conquistar bons resultados e assim construindo uma visão de futuro promissor.

Foco e Ação – Foco + Ação = Resultados Extraordinários! Por isso é que importante que você esteja 100% comprometida com o sucesso do seu negócio para trilhar um caminho rumo à sua autorrealização e para oferecer algo realmente bom para o Universo e para ser a melhor naquilo que faz.

Independentemente da motivação que faz com que as mulheres empreendam, a presença delas faz toda diferença, trazendo uma nova realidade para o mundo dos negócios. Elas influenciam tendências e incentivam e inspiram outras mulheres a seguirem seus passos rumo ao sucesso e à satisfação. Na prática, dentro do empreendedorismo feminino existe um ciclo virtuoso, transformando a comunidade em que se insere e criando redes de networking entre mulheres que desejam se aprofundar no empreendedorismo.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorITSCREDIT na conferência de tecnologia Collision
Próximo artigoApps for Good Portugal distinguida pela Comissão Europeia
Especialista em RH com mais de 12 anos de experiência, Consultora, Coach e Formadora. Mestre em Economia e Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, Pós-graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, Licenciada em Administração de Empresas e Idealizadora do “Trilha-Vida, Carreira e Negócios”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

11 − one =