7 Filmes que todo empreendedor precisa assistir

Programa para hoje? Pipocas e um filme empreendedor
Foto: Pixabay

Todo empreendedor precisa desenvolver habilidades que o ajudam em sua jornada. Muitas delas são talentos naturais, outras precisam ser desenvolvidas e trabalhadas ao longo do tempo. Contudo, muitas vezes o empreendedor não se dá conta de que precisa desenvolver certa habilidade ou sequer reparou que adquiriu hábitos prejudiciais. O auxílio para melhorar em algumas questões pode vir de onde menos se imagina.

Separar um tempo para assistir um bom filme pode não estar na agenda apertada dos empreendedores, mas devia estar. Alguns filmes podem ensinar verdadeiras lições que nos fazem refletir sobre a nossa forma de viver e de administrar os negócios. São reflexões simples que podem gerar grandes insights e servir como inspiração empreendedora.

Sendo assim, por que não separar um espaço em sua rotina para assistir um filme? Para ajudar a tornar esse momento de lazer ainda mais proveitoso, escolhemos 7 filmes sobre negócios que têm lições a ensinar. Confira!

1. Joy: O nome do sucesso O filme é uma lição de empreendedorismo além das circunstâncias. Joy Mangano (interpretada por Jennifer Lawrence) parece ser a pessoa mais equilibrada da sua família. Mãe solteira, ela precisa cuidar dos filhos e da mãe que é viciada em novelas e não sai da cama, tem um pai antissocial, uma irmã invejosa e seu ex-marido mora no porão da sua casa.

Apesar de viver em um ambiente bastante conturbado, Joy consegue mudar o rumo da sua história ao criar um utensílio doméstico que se torna campeão de vendas. Então, ela começa a trabalhar no ramo comercial e registra mais de 100 patentes do seu produto, até se tornar apresentadora de um canal de TV e depois vender sua marca por um contrato milionário.

Baseado em uma história real, o filme vai fazer você refletir sobre como agir diante de cenários pouco favoráveis.

2. O Lobo de Wall Street Estrelado por Leonardo DiCaprio, o filme conta a história de Jordan Belfort, que trabalhou por seis meses em uma corretora em Wall Street. Seu maior sonho era ser contratado pela empresa. Quando isso finalmente acontece, ele vive a chamada Black Monday, queda repentina das Bolsas de Valores em vários países.

Ambicioso e agora desempregado, Belfort encontra emprego em uma empresa que lida com papéis de baixo valor, que não estão na Bolsa de Valores e acaba tendo a ideia de montar sua própria empresa.

Sua intenção era montar uma empresa focada neste tipo de negócio, onde o valor das vendas é mais baixo, mas o retorno do corretor é bem maior. Em sociedade com alguns amigos, Jordan cria a Stratton Oakmont, uma companhia onde todos enriquecem e vivem uma vida dedicada ao prazer.

O filme ajuda o empreendedor a entender a importância do timing nos negócios. Saber o momento certo para agir, nem antes ou depois, é muito importante para obter sucesso.

3. Coco antes de Chanel Se você quer conhecer a história de alguém que desafiou todos as convenções, quebrou barreiras em nome do seu negócio e terminou construindo um império, este é um filme que você não pode deixar de assistir.

Gabrielle Chanel (Audrey Tautou) foi uma criança que levou uma vida difícil. Depois de perder sua mãe quando era muito nova, ela foi deixada em um orfanato na esperança de que seu pai a buscaria, o que nunca aconteceu.

Sem muitas perspetivas, Gabrielle tenta conseguir sucesso se tornando cantora de cabaret, até conhecer o comerciante de tecidos Etienne Balsan. Quebrando todos os padrões da sua época, Chanel adapta as roupas do comerciante para seu corpo.

Ela surpreende o mundo da moda com trajes femininos inspirados em roupas que eram tidas exclusivamente como masculinas, se tornando a primeira a criar calças compridas para mulheres.

A história se desenrola até que a menina do interior se torna uma das mulheres mais poderosas do mundo da moda.

4. A Rede Social Ao assistir este filme, o empreendedor vai perceber que o mundo dos negócios nem sempre é sobre quem tem a ideia, mas quem pode executá-la.

A Rede Social conta a história dos fundadores do Facebook, uma das redes sociais mais conhecidas no mundo. Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin são representados por Jesse Eisenberg e Andrew Garfield, respetivamente.

Mark, o analista de sistemas graduado em Harvard, teve uma ideia e resolveu sentar-se em frente a um computador para desenvolver o projeto que o tornaria bilionário em poucos anos.

O filme ganhou o Oscar em três categorias: melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora e melhor edição.

5. Um bom ano Max Skinner foi um bom degustador de vinhos desde cedo. Seu tio Henry era dono de um vinhedo na França e o ensinou a conhecer bons vinhos.

Quando cresceu, Max se tornou um homem bem-sucedido e o tempo para degustar vinhos foi escasseando. Até que ele recebe a notícia do falecimento de seu tio Henry e que ele é o único herdeiro do vinhedo.

Ao visitar a propriedade com o intuito de vendê-la, Max percebe que não será uma tarefa fácil se desapegar tão fácil do lugar onde viveu sua infância.

O filme é uma lição de como a obsessão pelo trabalho pode afetar a qualidade do seu serviço.

6. Tucker – Um homem e seu sonho O filme é baseado na história real de Preston Tucker, um projetista que inovou a produção de carros na década de 40. Ele começou sua carreira na Cadillac Motor Company, mas nunca deixou de fazer seus planos industriais.

Durante a II Guerra Mundial ele fabricava veículos mlitares. Com o fim da guerra, ele pôde começar a realizar seu sonho: produzir o Tucker Sedan, um carro seguro, rápido e com boa aerodinâmica. Mas o carro foi recebido pelo mercado em meio a um escândalo de acusações de fraude.

O filme ajuda a refletir sobre a necessidade de ter pulso firme e coragem para encarar os desafios, dois pontos que podem ser essenciais para o sucesso de um empreendimento.

7. Golpe de Gênio Golpe de Gênio é um filme para se refletir sobre os processos criativos e a solução conjunta de problemas na empresa.

A fita conta a história de Matt (Dallas Roberts) e Sam (Jeremy Renner), dois amigos que perderam todas as suas economias investindo em suas invenções.

Matt é um inventor malsucedido que possui uma loja de brindes decadente junto com seu sócio Sam, um amigo de longa data. Eles tentam lidar com os fracassos de suas invenções de forma otimista. Até que um dia, uma de suas criações, de tão absurda, se torna um grande sucesso e transforma a vida dos sócios.

Depois de ler cada resumo e entender quais são os assuntos em que cada um destes filmes podem ajudar a refletir, é só escolher o que mais gostou, pegar a pipoca e aproveitar o filme. Enquanto isso, você poderá pensar em novas soluções para seu empreendimento. Aproveite!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

15 − fourteen =