A Semana Ubuntu da Empatia vai passar pelas escolas portuguesas

Foto de Tanya Pro no Unsplash

Estudantes e escolas de todo o país vão associar-se à iniciativa ‘Semana Ubuntu da Empatia’, que decorre de 21 a 25 de fevereiro. O objetivo passa por promover uma “revolução de empatia”, através de ações que façam os jovens “pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro”.

Durante 5 dias, a comunidade Ubuntu vai realizar atividades e dinâmicas que vão promover uma verdadeira revolução de empatia. O objetivo central destas atividades, inseridas na Semana Ubuntu da Empatia que se assinala em escolas de todo o país, será pensar e sentir a partir do ponto de vista do outro.

A Semana Ubuntu da Empatia é promovida pelo Instituto Padre António Vieira – mais precisamente através do seu projeto da Academia de Líderes. A iniciativa está alinhada com o movimento internacional “Empathy Week” e realiza-se de 21 a 25 de fevereiro.

Com presença em mais de 40 países, a “Empathy Week” assume-se como uma iniciativa que tem como objetivo “desenvolver a competência fundamental da empatia”. O programa define como público-alvo jovens e estudantes dos 5 aos 18 anos, realizando ações que dão corpo à máxima “Para realmente mudar o mundo, primeiro, necessitas de compreender as pessoas que o habitam”.

Em Portugal a intervenção decorre através dos Clubes Ubuntu, que vão propor e organizar atividades no seu contexto educativo e alargando, em alguns casos, à comunidade, bem como outros parceiros, como Instituições de Ensino Superior e outras entidades interessadas em integrar o programa

A Academia de Líderes Ubuntu é um projeto de capacitação de líderes que visa desenvolver e promover competências pessoais, sociais e cívicas de educadores e alunos participantes. Ao longo dos últimos dois anos, o programa já passou por mais de 370 escolas de todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

6 + 6 =