Programa de mobilidade urbana da UE promove parcerias entre startups e empresas

Foto de Cottonbro em Pexels

Estão abertas as candidaturas para o Mobility Booster, um programa de inovação aberta criado e financiado pelo EIT Urban Mobility com o objetivo de aproximar startups e empresas de mobilidade urbana.

A iniciativa vai decorrer em quatro países da União Europeia – Grécia, Malta, Bulgária e Portugal – no nosso país a coordenação do programa estará a cargo da BGI. O objetivo é potenciar e financiar, até 35 mil euros, a criação de parcerias e projetos piloto, de modo a levar novas soluções tecnológicas, criadas por startups, às principais partes interessadas do sector da mobilidade.

Podem candidatar-se startups e PMEs, incorporadas num dos países membros do EIT RIS (Regional Innovation Scheme), e com uma ideia de negócio clara, viável e adequada aos desafios de mobilidade urbana propostos por seis empresas do sector.

Em Portugal, a Fertagus pretende encontrar soluções inovadoras que forneçam aos clientes informações sobre a ocupação das carruagens dos comboios; e os CTT procuram um robô “follow-me” para trabalhar lado a lado com os carteiros e apoiá-los na entrega de correio e encomendas.

Na Grécia, a Kineo quer uma cadeira de rodas com assistência elétrica para permitir a mobilidade em ambientes urbanos que não foram projetados para indivíduos com mobilidade reduzida; enquanto aTraffic Technique precisa de encontrar uma solução C-ITS (Cooperative Intelligent Transport Systems) para interseções semaforizadas, que contribua para a segurança e para a gestão do tráfego.

Na Bulgária a Just Eat Takeaway pretende criar estações de assistência e reparação self-service e procura ideias inovadoras para resolver problemas simples de bicicletas na estrada; já a Sofia Urban Mobility Center pretende implementar um sistema funcional de bicicletas partilhadas ou e-bikes e espera encontrar uma startup com uma solução diferenciadora nesse campo.

As candidaturas encontram-se abertas até o dia 9 de julho e os interessados podem saber mais informações e realizar as suas candidaturas através do website da BGI.

O EIT Urban Mobility é uma iniciativa do Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT), órgão da União Europeia, que visa acelerar soluções de mobilidade urbana e a transição para um sistema de transporte integrado, centrado no utilizador, através da colaboração entre as cidades, a indústria e universidades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

2 + 17 =