Aceler@Tech in Portugal entrega 20 mil euros em prémios

Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal falando na cerimónia de entrega dos prémios

Foram hoje anunciados os vencedores do Aceler@Tech in Portugal, o programa organizado pela Acredita Portugal com o apoio do Turismo de Portugal para potenciar a inovação no Turismo e atrair as melhores startups do setor.

Valpas (1º lugar), Insurion (2º lugar) e Look@ – the smart selfie sculpture (3º lugar) foram os vencedores do programa Aceler@Tech in Portugal que tem como objetivo selecionar e acelerar algumas das startups mais inovadoras do mundo na indústria do Turismo e atraí-las para Portugal.

Os projetos vendedores foram escolhidos entre um grupo de 20 startups finalistas, depois de um processo de seleção que envolveu 300 candidaturas oriundas de todo o mundo. Os premiados receberam 20 mil euros, sendo 15 mil para o primeiro lugar, 3 mil euros para o segundo e 2 mil euros para o terceiro.

O luso-finlandês Martim Gois cofunder da Valpas.

Na primeira edição do programa de aceleração internacional da Acredita Portugal, a startup finlandesa Valpas ficou em primeiro lugar. A Valpas desenvolveu uma tecnologia para proteger de percevejos os hotéis e fornecedores no setor hoteleiro. A Valpas já implementou o seu padrão de segurança de percevejos em mais de 60 hotéis.

O segundo lugar coube à startup russa Insurion, uma plataforma de seguros paramétricos que permite a agências de viagens, companhias aéreas e hotéis ganharem taxas de venda de seguros para turistas, possibilitando o pagamento instantâneo.

Em terceiro lugar ficou a Look@ – The Smart Selfie Sculpture. A startup croata pretende melhorar a experiência dos turistas com totens para selfies que, instalados em pontos turísticos permitem acrescentar efeitos especiais em fotografia e tornando a sua visita inesquecível.

Para Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, a relevância do programa justifica-se pelo facto de “um Turismo competitivo e inovador ser essencial para manter o posicionamento de Portugal enquanto player mundial no setor e conseguir ultrapassar os desafios atuais. Programas como o Aceler@Tech permitem estimular a inovação das nossas startups, identificar o que de melhor se faz neste contexto e promover a sua implementação nas empresas portuguesas, criando melhorias que tornem o Turismo nacional uma referência à escala global”.

Palco da cerimónia de entrega de prémios, em Vila Nova de Gaia

O Aceler@Tech in Portugal foi um dos 16 programas de empreendedorismo apoiados pelo Turismo de Portugal contemplando 330 startups. Carlos Abade, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, sublinha que “Fomentar o empreendedorismo é um dos objetivos do Turismo de Portugal”.  No conjunto dos programas apoiados por este organismo público, forma alcançadas “mais de mil startups, muitas das quais já estão integradas no mercado, com resultados palpáveis, e é isso que nos dá incentivo”, acrescenta Carlos Abade.

A primeira edição do Aceler@Tech in Portugal, além do programa de aceleração, promoveu um conjunto de palestras sobre o turismo e as principais tendências que vão marcar a indústria nos próximos anos e apresentou ainda a primeira feira virtual dedicada ao Turismo em Portugal.

A pandemia obrigou a converter para digital um programa que estava inicialmente previsto para decorrer presencialmente em espaço cedido pelo município de Vila Nova de Gaia, a cidade host do evento em edições futuras. E o local onde decorreu hoje a cerimónia de anúncio de vencedores.

Os 20 Projetos Finalistas

Ancient Worlds (https://www.lithodomosvr.com/)
B.A.M Blockchain Ticketing (https://www.bam.fan/)
Eddy Travels (https://www.eddytravels.com/)
Food’n Road (https://foodandroad.com/pt-br/)
Holedo (https://www.holedo.com/)
Hop A Tour LTD (https://hopatour.com/)
Insurion (https://www.eng.insurion.org/)
IVI (http://www.infinito.solutions/)
Local Purse (https://www.localpurse.com/)
Look@ (https://www.lookat.hr/)
MICEtribe (https://micetribe.com/landing/)
Play&go experience (https://playgoxp.com/)
Shuttle Planet (https://www.shuttleplanet.com/#en)
SmartGuide (https://smart-guide.org/)
The VR Voyage (https://thevrvoyage.com/)
Valpas (https://valpashotels.com/)
Victoury (https://victoury.be/)
Visitantes Volte (https://www.chillwall.ai/)
WeBee (https://www.getwebee.com/)
Wheel The World (https://gowheeltheworld.com/)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 + thirteen =