Administração: mercado de trabalho e função 

Foto de fauxels em Pexels

Pretende mudar de área ou está em dúvida sobre qual carreira seguir para entrar no ensino superior? Então precisa conhecer mais sobre administração, mercado de trabalho e função desse profissional.

A área administrativa vai muito além do gerenciamento de documentos, um profissional da área precisa ter um olhar amplo sobre todos os setores da empresa para ter a capacidade de desenvolver estratégias para melhorar a produtividade e lucratividade.

Portanto, para que possa entender melhor sobre administração, mercado de trabalho, atividades e até as principais matérias estudadas durante o curso de administração, preparámos este artigo.

O que é a área da administração?

Como já deve imaginar, a administração tem como função gerir e possibilitar o bom funcionamento de uma empresa, seja ela pública ou privada. Para isso, o profissional de administração precisa de conhecer todos os setores da organização.

A partir desse conhecimento, o profissional da administração tem como função planear e estabelecer mecanismos para melhorar os processos e as estruturas de trabalho. Além disso, ele precisa também de desenvolver um bom ambiente de trabalho, incentivando a boa relação entre os diversos colaboradores.

Com isso, o mercado de trabalho da administração torna-se cada vez mais amplo, com a principal função do administrador de providenciar estratégias para desenvolver a empresa, planeando financeira e produtivamente a organização.

Foto de fauxels em Pexels

Administração: mercado de trabalho

Agora que já sabe qual o papel da administração e dos seus profissionais, poderá entender como e porque o mercado de trabalho dessa profissão é um dos mais abrangentes, como citado anteriormente.

De um modo geral, a função de um administrador é essencial para o bom funcionamento de todo e qualquer negócio, isso faz com que seja uma função bastante requisitada. Portanto, confira as principais áreas de atuação do administrador.

1- Consultoria

Com todo conhecimento sobre planeamento e finanças, o profissional de administração tem como principal mercado de trabalho a área da consultoria. Atuando nesse ramo, o administrador tem a função de identificar processos falhos dentro de uma empresa.

A partir dessa identificação é possível desenvolver planos de ação para solucionar os problemas que a empresa e seus colaboradores venham enfrentando, com o intuito de otimizar a produtividade e o tempo, aumentando o lucro da empresa.

Foto de fauxels em Pexels

2- Recursos Humanos

Embora seja uma área bastante explorada pelo mercado da psicologia, o administrador também possui vasto conhecimento para conduzir bem a gestão de pessoas e processos de uma organização.

Portanto, o administrador responsável por essa área tem o objetivo de melhorar o ambiente de trabalho como um todo, diminuindo o turnover, desenvolvendo estratégias para captação de novos talentos e gerindo possíveis conflitos e problemas.

Além disso, é função deste profissional estabelecer, em paralelo ao setor financeiro, as políticas salariais, assim como desenvolver possíveis bonificações e promoções, estimulando o melhor desempenho de cada colaborador.

3- Gestão Financeira

Como já deve imaginar, a função de um gestor financeiro é uma das principais áreas de atuação do mercado de administração. Portanto, é função desse profissional desenvolver maneiras de otimizar custos sem diminuir a qualidade e a produtividade.

O gestor financeiro também é o responsável por analisar quanto a empresa tem de orçamento para possíveis investimentos e também deve sempre estar atento às políticas salariais que o mercado externo vem apresentando, para que sua empresa sempre esteja compatível com os valores do mercado.

Foto de fauxels em Pexels

4- Logística

Outra área bastante procurada pelos profissionais de administração é a de logística, onde os responsáveis do setor visam desenvolver o melhor funcionamento possível da empresa, seja no controlo do estoque e relação com fornecedores ou na gestão e envio dos produtos ou serviços oferecidos.

Portanto, assim como nas outras áreas, o profissional de logística tem um papel fundamental no bom desempenho produtivo da empresa. Independentemente da área, a administração é peça-chave para o crescimento da organização.

Do que precisa um bom profissional de administração?

Agora que já vimos as diferentes áreas de atuação de um profissional de administração, vamos conhecer algumas características e soft skills preponderantes para um administrador.

Como profissional de administração, é essencial que o administrador tenha um perfil de liderança, afinal ele estará à frente do processo de decisão de diferentes áreas de uma empresa, sendo assim ele precisa liderar com uma boa comunicação e também portar-se como um bom exemplo perante todos os colaboradores.

Portanto, uma característica importante – e que também serve como um bom exemplo – é ser um profissional organizado, capaz de gerir bem seus afazeres e também gerir o desempenho dos seus subordinados.

Além disso, ao exercer essa função é necessário também uma boa capacidade de criação e inovação para conseguir solucionar problemas e também desenvolver alternativas para que a produção e os lucros sempre aumentem. 

Por fim, é importante aliar autoconfiança e inteligência emocional, já que grande parte dos problemas de uma empresa vão passar pela mesa do profissional de administração e ele, junto com outros profissionais, precisa de criar soluções.

Foto de fauxels em Pexels

Principais matérias de cursos de administração

Para finalizar as explicações sobre o mercado de trabalho de administração é importante apresentar também quais são as áreas-chave de um curso de administração, caso a sua opção seja escolher essa carreira. Para isso precisa compreender que, seja qual for a universidade, as matérias a seguir precisam de uma atenção especial.

  • Teoria geral da administração
  • Matemática financeira
  • Gestão de Pessoas
  • Estatística
  • Planeamento

Conclusão

Com tudo que o texto apresenta é possível perceber que a administração, o seu mercado de trabalho e as características que fazem dela uma das principais profissões, são essenciais para o desenvolvimento das empresas.

Portanto, caso deseje entrar no mercado de administração é muito importante que desenvolva a capacidade de planear e analisar estratégias que proporcionem a melhoria nos resultados dos diversos setores de atuação a que o profissional da área tenha acesso.

Por fim, ser administrador requer sensibilidade ao lidar com diferentes tipos e personalidades de colaboradores e também inteligência emocional para se reinventar em cada situação adversa que apareça durante a carreira profissional. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

seven − 6 =