Ana Cristina Rosa: “Sem desculpas para empreender”

Ana Cristina Rosa (Foto de Hugo Dias)

“Empreender sem desculpas” é o primeiro livro da empreendedora portuguesa Ana Cristina Rosa. Apresentado como um relato na primeira pessoa de quem viveu os desafios do empreendedorismo, é um convite à reflexão para quem quer iniciar-se no mundo do empreendedorismo.

Natural de Portimão e com início de carreira na área do jornalismo, Ana Cristina Rosa decidiu mudar de vida em 2011, quando descobriu o coaching e arriscou criar o seu próprio negócio para ajudar outros empreendedores a encontrarem o seu foco e fazerem a transição para o mundo do empreendedorismo.

“Empreender sem desculpas” é o culminar de mais de dez anos de experiência de Ana Cristina Rosa, e mostra os diferentes perfis existentes a ter em conta ou a ser evitados pelos empreendedores.

“O que partilhei ao longo destas páginas é o que gostava de ter sabido logo no meu primeiro ano como empreendedora, porque tinha-me poupado muito tempo e muitas cabeçadas. Daí esta vontade tão grande que, hoje, sinto de partilhar com o mundo o que aprendi de forma que, quem está a idealizar ou a ponderar criar um negócio, ou até mesmo com um negócio já criado, tenha a oportunidade de levar o seu sonho a outros patamares”, refere a autora.

Livro de Ana Cristina Rosa (Foto de Hugo Dias)

10 caminhos a seguir e 10 comportamentos e evitar

Para Ana Cristina Rosa, o propósito do livro é alertar para os desafios que se podem encontrar no mundo dos negócios e partilhar conhecimentos de como evitá-los. Para isso a autora apresenta alguns perfis comuns nos empreendedores iniciantes e as atitudes a tomar para evitar erros que acabam por se transformas em desculpas para empreender:

1. Empreendedor solitário vs. Empreendedor influente – segundo a autora, ser um “empreendedor solitário é um dos primeiros desafios quando se percebe que quem está em redor não percebe a nova ‘linguagem’, chegam assim as primeiras grandes aprendizagens”, para se criar “o poder da influência”.

2. Empreendedor ao sabor do vento vs. Empreendedor com foco – Ana Cristina Rosa lembra que passar do mundo do trabalho por conta de outrem para o mundo dos negócios é desafiante na gestão do tempo e que muitos empresários, quando deixam o seu emprego e se dedicam em exclusivo ao negócio, não sabem fazê-lo.

3. Empreendedor de sofá vs. Empreendedor em ação – O medo de avançar pode fazer muitos empreendedores não tirarem as ideias do papel. Abraçar o fracasso é um dos ensinamentos a retirar, refere a autora.

4. Empreendedor apaga fogos vs. Empreendedor líder – Querer chegar a todo o lado é uma característica das pessoas que lançam o seu negócio, daí Ana Cristina Rosa dar vários conselhos para que os empreendedores se tornem em verdadeiros líderes.

5. Empreendedor empregado vs. Empreendedor empreendedor – A mudança do mundo do empregado para o mundo do empreendedorismo geralmente não é acompanhada pela mudança de mindset, algo que acaba por atrapalhar o sucesso dos negócios.

6. Empreendedor pobre vs. Empreendedor rico – A valorização do trabalho feito é uma dificuldade dos empreendedores, por isso, a autora aponta dicas sobre como valorizarem a sua marca e, com isso, ultrapassarem o estigma de que ganhar dinheiro é mau.

7. Empreendedor caçador vs. Empreendedor agricultor – Optar por uma versão de empreendedorismo em que o propósito é mais importante do que a simples venda do produto e que ouvir o público e dar-lhe algo com que se possa identificar irá, segundo a autora, ajudar a criar um negócio próspero e durável.

8. Empreendedor cura tudo vs. Empreendedor autoridade – Aprender a dizer que não e apresentar-se no mercado como especialista, refere Ana Cristina Rosa, irá ajudar o empreendedor a tornar-se numa autoridade no seu negócio.  

9. Empreendedor rato vs. Empreendedor águia – A importância de o empreendedor se libertar da “síndrome do empreendedor rato” com visão a curto prazo, para se tornar no especialista que vê mais além. 

10. Empreendedor sem porquê vs. Empreendedor com legado – Por fim, Ana Cristina Rosa dá uma série de conselhos para que o leitor possa impactar de forma positiva as pessoas com quem se cruza e transforme o seu negócio numa marca com legado.

“Empreender sem desculpas” é o livro de estreia da editora brasileira DVS em Portugal e já está à venda online e nas principais livrarias de todo o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 2 =