Apps for Good Premia Soluções Inovadoras no Campo da Educação e Sustentabilidade

Foto de Apps for Good

O CDI – Center of Digital Inclusion encerrou com sucesso a nona edição do programa “Apps for Good” no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, com ênfase na educação e na transformação digital. Neste evento, foram apresentadas soluções tecnológicas inovadoras desenvolvidas por alunos e professores em resposta aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

O evento incluiu dois Momentos de Pitch, onde as soluções finalistas foram apresentadas. Estas soluções abordaram temas cruciais, como a erradicação da fome; qualidade da saúde; educação de qualidade; trabalho digno e crescimento económico; redução das desigualdades; cidades sustentáveis; produção e consumo sustentáveis; ação climática; proteção da vida marinha; proteção da vida terrestre e paz; justiça e instituições eficazes. Os finalistas estavam distribuídos por suas categorias, consoante o nível escolar dos alunos.

Na categoria Básico, os três primeiros lugares foram conquistados pelas seguintes soluções:

  • 4AiJobs, da Escola Secundária de São Lourenço de Ermesinde – Uma solução que visa sensibilizar e informar empregadores sobre as vantagens de contratar pessoas com deficiências ou limitações;
  • Snap Work, da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico – Uma aplicação que facilita a contratação temporária de pessoas para serviços de hotelaria e turismo, respondendo ao crescimento turístico na ilha do Pico;
  • Match2Learn, da Escola Secundária Fernando Namora da Amadora – Um programa de mentoria onde alunos se oferecem para ajudar outros alunos a melhorar o desempenho académico.

Na categoria Secundário, os projetos premiados foram os seguintes:

  • Genius – Fralda Inteligente, da Escola Secundária de Nelas – Criaram uma fralda inteligente destinada a pessoas acamadas, que monitoriza e melhora a qualidade de vida do paciente;
  • COME in Guide, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado de Santarém – Desenvolveram uma app de apoio a imigrantes no território nacional, fornecendo acesso a serviços e informações importantes;
  • Conpact – Orgs Connected, da Escola Secundária Amato Lusitano de Castelo Branco – Criaram uma plataforma para facilitar a gestão e partilha de recursos entre associações de municípios.
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Além dessas categorias, também foram entregues prémios especiais:

  • Prémio Cooler Planet: Caudalímetro Inteligente, da Escola Secundária Infante D. Henrique do Porto – Um dispositivo que ajuda no combate ao desperdício de água;
  • Prémio Climate & Energy: PowerPool, da Escola Secundária Adolfo Portela de Águeda – Uma solução voltada para a sustentabilidade ambiental e energia.
  • Prémio Tecnológico: Conpact – Orgs Connected, da Escola Secundária Amato Lusitano de Castelo Branco – Troféu de reconhecimento pela solução tecnológica mais robusta;

O programa também reconheceu iniciativas que visam sensibilizar e atrair mais mulheres para a tecnologia. Andreia Ramos recebeu o Prémio Digital Young Women, Synopsys, e Leonor Lázaro recebeu o Prémio Jovem Aluna.PT, ambos pela solução “Take Care of Me.”

Outros prémios incluíram o Prémio do Público, entregue à solução Rodas Controladas, da Escola Básica Júlio Brandão de Vila Nova de Famalicão – Uma solução que auxilia pessoas com limitações motoras; e o Prémio Vencedor 2.0, atribuído à solução PixBomBom, da EB 1,2,3/S Cardeal Costa Nunes – Sede UO – Uma app que oferece bombons originais e inclui jogos educativos.

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A sessão contou ainda com um debate com o Secretário de Estado da Educação, António Leite, e Carlos Vargas-Tamez, Chefe de Secção da UNESCO para o desenvolvimento dos professores, que discutiram os desafios do setor educacional. Ambos reconheceram a importância crucial dos professores na transformação da educação, embora tenham destacado a falta de docentes como um problema tanto a nível nacional como global.

Quanto ao uso da tecnologia no setor educacional, concordaram que a tecnologia deve ser uma ferramenta complementar à educação, em vez de substituir os docentes. Elogiaram o programa “Apps for Good” por promover o uso da tecnologia de maneira positiva e associada a causas sociais.

O programa “Apps for Good” reuniu projetos de todo o país, com o objetivo de resolver desafios sociais através da tecnologia. Ao longo do evento, 25 equipas finalistas apresentaram suas soluções, incluindo equipas da linha 1.0 e da linha 2.0 que retornaram para competir com soluções novas ou aprimoradas. Esta iniciativa destaca o potencial da tecnologia para abordar questões críticas de nossa sociedade, como educação e sustentabilidade.

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