Aquila Clean Energy inicia a construção de nova central fotovoltaica em Coimbra

Foto de Aquila Clean Energy

A Aquila Clean Energy, plataforma de energias renováveis do grupo Aquila Capital na Europa, que desenvolve e opera projetos de energias renováveis com foco na energia solar e eólica, iniciou a construção da sua primeira central fotovoltaica na região centro de Portugal. A Central Solar Fotovoltaica de Barcos está localizada na freguesia de Cernache, em Coimbra, e tem uma capacidade instalada de 48 MW.

Esta central solar, que se prevê que entre em funcionamento em 2024, vai aumentar a capacidade de geração de energia verde no concelho de Coimbra e vai evitar a emissão de um total de 57 mil toneladas de CO2 todos os anos, graças a uma produção de 71 GWh de energia renovável por ano. Essa produção será suficiente para garantir o abastecimento de energia elétrica a 21 mil casas.

Este projeto terá ainda uma componente de preservação do património local, através da conservação de abrigos de pastores existentes na área de implantação da central, e será garantida uma monitorização intensiva da biodiversidade existente, procurando dessa forma diminuir o impacto desta estrutura.

“A nossa ambição é desempenhar um papel fundamental na transição energética de Portugal e acelerar a descarbonização da economia de uma forma sustentável. Por isso, este projeto é um novo passo na criação deste impacto ambiental e social positivo que queremos ter nas regiões onde operamos” afirma Manuel Fonseca e Silva, Responsável de Desenvolvimento e Construção na Aquila Clean Energy em Portugal.

“Na central de Barcos, a nossa missão é ainda composta pela preservação da biodiversidade e do património local, características que distinguem a nossa operação, e naturalmente pela criação de empregos verdes que esta nova central solar vai impulsionar. A Aquila Clean Energy gere atualmente uma carteira de cerca de 900MW em Portugal, em projetos de energia solar fotovoltaica tanto em fase de desenvolvimento, como já em operação.”

A Aquila Clean Energy é a plataforma de energia renovável da Aquila Capital na Europa. Esta empresa desenvolve, constrói e opera centrais solares, eólicas e hidroelétricas e está ligada a equipamentos de armazenamento de energia. Presente em sete países, a Aquila Capital na Europa tem cerca de 170 empregados, e está empenhada em ter um impacto positivo e duradouro nas regiões onde está presente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 12 =