As 3 melhores maneiras de ter uma franquia de alimentação de sucesso

sorveteria como opção de franquia
Imagem de Claudio_Scott por Pixabay

As franquias de alimentação são de longe uma das mais populares do mercado. Estimativas apontam que pelo menos 34% das maiores franquias do país são do ramo alimentar e elas devem continuar a crescer nos próximos anos.

Por isso, investir neste tipo de negócio pode ser bem lucrativo, um fato vem atraindo a cada dia novos investidores para esse ramo.

Se você está pensando em entrar para esse grupo e abrir uma franquia de alimentação, mas ainda não sabe como fazer isso, fique atento às 3 dicas abaixo que garantem que seu negócio será bem-sucedido:

34% das maiores franquias são do ramo alimentar

1 – procure tendências

No ramo de alimentos, novas tendências surgem a todo o momento. Procure conhecer quais os novos hábitos dos consumidores e como isso pode afetar sua franquia.

Lembre-se que hoje a alimentação saudável está em alta. Por isso, restaurantes e lojas que apostam na venda de produtos alimentares que priorizam a saúde do consumidor crescem diariamente e podem ser uma boa opção.

Também em destaque estão os restaurantes para nichos. Graças ao foco na alimentação saudável, os restaurantes veganos, por exemplo, estão se destacando.

Vale ressaltar ainda que franquias de comidas típicas de outros países também têm tomado conta do mercado. Devido a isso, redes de alimentos focadas em comidas japonesas, chinesas e mexicanas estão cada vez mais atraindo a atenção dos consumidores.

Imagem de Free-Photos por Pixabay

2 – Aprenda a atrair clientes nos diferentes períodos do ano

Seus clientes podem ter desejos diferentes a cada estação do ano. No verão, comidas leves costumam ser bastante consumidas, enquanto no inverno os pratos quentes fazem sucesso.

O ideal é fazer o planeamento anual para a sua franquia, tendo em vista os diferentes períodos do ano e o comportamento do consumidor em cada um deles.

Veja o caso das franquias de sorvete: enquanto o produto principal, o sorvete, é muito consumido no verão, o mesmo não acontece no inverno.

Por isso, muitas franquias vendem sorvetes quentes, um tipo único de doce que acaba por ser muito procurado nos períodos frios. Assim, estes tipos de sorveterias podem ser considerados casos de sucesso no ramo de franquias.

Pesquise na internet e conheça as 45 melhores franquias de sorvete para compreender quais são as outras estratégias utilizadas por esse tipo de estabelecimento nos períodos frios. Provavelmente, muitas ideias para o seu negócio vão surgir.

Um atendimento de qualidade e uma equipa participativa constituem um diferencial que poucas empresas apresentam

3 – Invista em uma equipa bem treinada

Caso queira fidelizar seu público, você precisa de uma equipe de funcionários bem treinada, pois serão eles que farão papel de ligação entre os clientes e a sua franquia de alimentação.

Assim, invista na formação da sua equipe, principalmente no que diz respeito ao atendimento ao cliente, para que seus funcionários saibam como tratar o consumidor nas mais diversas situações.

Um atendimento de qualidade e uma equipa participativa constituem um diferencial que poucas empresas apresentam, e que é capaz de fidelizar a clientela de uma franquia.

Quando os seus consumidores notarem essa característica da sua empresa, eles começarão a frequentá-la com mais frequência, priorizando-a em relação a outras franquias similares.

Gostou das dicas passadas neste artigo? Então recomendo que não pare por aqui! Comente e partilhe.

Não se esqueça que no Empreendedor.com existe uma categoria exclusiva para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × four =