Automaise angaria ronda de investimento de meio milhão de euros

Foto: Automaise

A Automaise, que desenvolve uma plataforma de Inteligência Artificial (AI) low-code para automação de processos, levantou 500 mil euros em ronda seed liderada pela Bright Pixel e com o coinvestimento da Armilar Venture Partners, para o desenvolvimento do seu produto e aceleração do seu plano de internacionalização. Os assistentes virtuais da empresa ganham, assim, força para entrarem em mais mercados internacionais.

Fundada em Braga, em 2017, e incubada na Startup Braga onde, desde então, desenvolve a sua tecnologia, a Automaise é uma plataforma que permite a criação rápida de assistentes virtuais inteligentes que permitem automatizar diversas tarefas e processos de serviço ao cliente. Dada a sua natureza, a solução desenvolvida permite servir vários setores, tendo como especial foco as áreas de banca e seguros, retalho, telecomunicações e transporte e logística. Os assistentes virtuais da Automaise vêm permitir otimizar processos como a gestão de contas bancárias, através da automatização de várias tarefas rotineiras, simulação de pacotes integrados de serviços para seguradoras e telecomunicações, seguimento e alterações de encomendas, sistemas de ticketing, redes sociais, entre muitas outras aplicações.

“Temos os parceiros certos para a ambição do nosso projeto”, afirma Ernesto Pedrosa, CEO e cofundador da startup que atua num mercado que se espera que cresça 30% ao ano, até 2025 (fonte: Tractica). “A plataforma da Automaise é desenvolvida em Braga para o mundo e a Bright Pixel e a Armilar Venture Partners vêm, deste modo, apoiar a nossa estratégia de internacionalização ao nível da mentoria e da alavancagem junto da sua rede, que estamos convictos que permitirá projetar a nossa solução além-fronteiras”, acrescenta.

Além da solução inovadora, a Automaise tem como fundadores dois profissionais muito experientes. Ernesto Pedrosa, que possui um forte conhecimento tecnológico e conta com um histórico relevante a desenhar e a desenvolver produto, tanto em grandes empresas como a Microsoft como em empresas startup, juntou-se a Carlos Oliveira, fundador da MobiComp, empresa que acabou por ser vendida à Microsoft.

Segundo Alexandre Teixeira Santos, cofundador e responsável pela área de investimentos da Bright Pixel, “a Automaise enquadra-se no nosso mandato pois explora uma tecnologia emergente e cada vez mais relevante no mundo empresarial (inteligência artificial), que atravessa múltiplos setores de atividade e que nos parece fundamental para os processos de automatização e ganhos de eficiência nas empresas. A startup destacou-se pela sua equipa experiente, mas também pela sua visão ambiciosa e inspiradora que tem para este projeto. Vemos na Automaise uma ótima oportunidade de criar sinergias, pois vemos o muito valor que lhes podemos acrescentar, assim como eles a nós”.

Pedro Ribeiro Santos, sócio da Armilar Venture Partners, acrescenta que “reconhecemos na Automaise uma grande capacidade de aplicar tecnologias muito sofisticadas, no campo da Inteligência Artificial, Natural Language Processing e treino de redes neuronais, na resolução eficaz de um problema de negócio muito relevante para as empresas nos dias de hoje, que é o de lidar com as diversas fontes e elevado volume de comunicação não estruturada que lhes chega vinda dos seus clientes. Reconhecemos também uma equipa muito experiente e séria, com provas dadas, que muito rapidamente soube transformar a tecnologia num produto comercial – o que nem sempre é imediato em empresas de base tecnológica. Um ótimo exemplo do tipo de empresas que a Armilar se propõe apoiar com o seu novo fundo de investimento, anunciado em fevereiro último.”

Este investimento irá também apoiar a expansão da equipa de desenvolvimento de produto e de negócios da startup. De momento, pretende começar por recrutar mais especialistas em inteligência artificial, desenvolvimento de software e marketing, para se juntarem à sua equipa atual de dez pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

four × one =