Aveiro acolhe Centro de Competências Europeu para a Transição Digital nos Media

Media Competence Center
Foto de Creative Science Park / Media Competence Center

A Universidade de Aveiro, em conjunto com a Associação Portuguesa de Imprensa e o Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro, assinaram o contrato de consórcio para a criação do primeiro centro de competências europeu na área dos media.

O Aveiro Media Competence Center (AMCC) é uma plataforma de apoio e promoção ao setor dos Media da União Europeia (UE) para a implementação de projetos de transição digital e gestão da sua sustentabilidade. Esta iniciativa visa a partilha e estruturação de conhecimento do mercado tecnológico global e promover o acesso a equipas europeias com competências multidisciplinares, através de ações de formação, apoio à regulação tecnológica e acesso a financiamentos públicos e privados.

“Os grandes desafios que os media da Europa enfrentam, nesta era digital, necessitam de respostas centradas no conhecimento e na tecnologia, capazes de desenvolver estratégias inovadoras e adequadas à nova realidade”, destacou João Veloso, Vice-Reitor para a Cooperação da Universidade de Aveiro. O objetivo é que o sistema científico possa facilitar esta transição, criando as condições para que os media da Europa se possam reinventar face aos novos desafios comunicacionais.

Conjuntamente com a Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Imprensa e o PCI – Parque de Ciência e Inovação da Região de Aveiro, estão várias entidades públicas e privadas que contribuem com financiamento e know-how.

“A parceria com a Universidade de Aveiro e o Parque de Ciência e Inovação, entidades líderes no pensamento e na inovação tecnológica digital e o apoio da Google, permite-nos não só lançar, desde já, o projeto, como prever que em futuro próximo outras entidades, públicas e privadas, portuguesas, europeias ou globais, se juntem na sustentabilidade deste instrumento de defesa da democracia, da liberdade de imprensa e da luta contra a iliteracia que vamos protocolar”, refere João Palmeiro, Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa.

A iniciativa tem o apoio da União Europeia, através da Vice-Presidente da Comissão Europeia, Věra Jourová e do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, além das entidades do governo ligadas aos media e transição digital.

O início da atividade do Aveiro Media Competence Center (AMCC) está prevista para o final do primeiro trimestre de 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twelve + three =