BET24: Para criar uma geração de sucesso

A BET24 é um concurso distribuído em duas etapas de 12 horas cada. A primeira fase arranca já no dia 9 de abril, com quatro desafios e 10 workshops de apoio ao desenvolvimento de projetos e com 12 oradores, com carreiras de sucesso que vão orientar e motivar os participantes. Na segunda fase, no dia 7 de maio, os concorrentes participam nas 12 horas finais onde serão decididos os vencedores dos quatro desafios.

Mas a BET24 é mais do que apenas uma competição, ‘o nosso objetivo é ajudar a acelerar a economia portuguesa, através do empreendedorismo. Estamos vocacionados especialmente para os jovens, que é onde estamos melhor inseridos e temos uma maior network’ explica Salvador Burnay Barros, sublinhando que a organização BET começou também ela como uma ideia resultante de uma visão de oportunidade.

‘Começámos na fase da ‘geração à rasca’, ameaçada pelo desemprego jovem, mas identificámos um gap: a percentagem de jovens que lançavam os seus próprios negócios, depois de sair da faculdade era praticamente nula e vimos aí a possibilidade para ajudar os jovens a entrar no mercado’. Com efeito, com 40 por cento de desemprego jovem e poucos licenciados a formar empresas esse era um indicador que alguma coisa estava mal, ‘por isso decidimos que havia a oportunidade de ajudarmos a empurrar as ideias para o mercado’, salienta.

Hoje, a BET alcançou o know-how, acumulado com a experiência de cinco anos no desenvolvimento de projetos de empreendedorismo em Portugal e uma equipa de 40 pessoas com capacidade para ajudar os empreendedores portugueses. ‘É uma espécie de pré-aceleradora. Não temos espaço físico para trabalhar com eles, como fazem as aceleradoras, mas damos o impulso para chegarem ao mercado’, diz Salvador Burnay Barros.

Orientada pelos valores ‘4 M+S’: Mindset, Matching, Mentoring, Money e Social Entrepreneurship a BET posiciona-se como um parceiro qualificado para ajudar a mudar as mentalidades e desenvolver o ecossistema de empreendedorismo em Portugal.

Mindset porque a mentalidade empreendedora é muito importante. Ela representa a visão que alguém tem de uma ideia, e ‘não tem medo de atirar-se para o escuro’. ‘É isso que define um empreendedor’, realça Salvador. Mas é preciso ter a humildade de perceber que se o mercado não quer a sua ideia, é preciso procurar adaptá-la às necessidades do mercado.

Matching é a segunda etapa do BET24. ‘Formar equipas é a fase crítica de uma startup. Juntar pessoas com diferentes perfis, formação e know how é o que procuramos fazer nos nossos eventos’. Para Salvador Burnay Barros, a complementaridade de uma equipa é crucial numa startup. O BET24 tem uma vertente de competição e isso reforça a capacidade de trabalho evidenciando o desempenho de cada um dos elementos da equipa. ‘Quase todos os anos temos startups que vêm cá recrutar, ou então outras que depois acabam por contratar quem participou no evento’, explica.

Mentoring e Money são os outros valores do BET24. Não apenas no evento, mas ao longo do ano a BET dá apoio de mentoria nas diferentes áreas estratégicas de uma startup, quer se trate de modelos de negócio, estratégias de marketing, ou apoio no registo de patentes. Também o que definem por Money é também uma forma de mentoria. No fundo, a ajuda para estruturar um projeto antes de apresentá-lo a um financiador, ‘ou muitas vezes o inverso, quando já há um investidor interessado mas pretende detalhes do negócio antes de fazer o investimento’.

Por fim, o Social Entrepreneurship orientado para a organização de projetos socias ajudando à sua sustentabilidade.

Na edição deste ano da BET24, os desafios propostos os concorrentes dividem-se em quatro áreas, às quais podem candidatar-se, quer seja para tirar do papel as ideias de negócio; desenvolver uma startup já estabelecida; crescer no marketing e social media; ou desenhar um projeto social, para construir um mundo melhor. Para cada um destes quatro desafios há um prémio, no total são mais de 12 mil euros em prémios, entre os quais uma viagem às Tech-hub de Londres e de Berlim e incubação na Startup Lisboa.

A primeira fase da competição, com a duração de 12 horas, vai decorrer na Universidade Católica, em Lisboa, no dia 9 de abril. É nesta etapa que os projetos são apresentados e quando decorre a primeira eliminatória, selecionando os concorrentes que avançam para a fase seguinte, no dia 7 de maio. Mas além do concurso, a BET24 é também uma oportunidade para ouvir alguns dos melhores oradores, como é o caso de Tim Vieira, empresário e investidor do programa Shark Tank Portugal, Miguel Santo Amaro da Uniplaces e Filipa Neto da Chic by Choice. Outros nomes também conhecidos são Guilherme Lopes da Clickly, Stuart Noakes da Canopy City e Marcus Borner da Optiopay, ou ainda José Salgado da 360 Imprimir.

As 24 horas de empreendedorismo, apoiadas pelo BET Ventures e pelo Banco BIG, são de inscrição gratuita, que deve ser feita no site da BET24 até 2 de abril. Para concorrer é necessário ter mais de 18 e menos de 30.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen + 9 =