Bluegrowth investe na geração de valor social

Presidente da Bluegrowth
Foto: Custodia Rebocho; Bluegrowth

A consultora tecnológica portuguesa, Bluegrowth, juntou-se à italiana OffGridBox para desenvolver uma nova linha de negócio nos domínios da Economia Social, que visa levar a “água para todos, e em qualquer lugar”.

A iniciativa resulta de um acordo empresarial internacional para desenvolver soluções de cariz inovador, que permitam uma abordagem economicamente válida, socialmente equilibrada e que possibilite a autonomização destas populações face a este problema, que afeta mais de 2 biliões de pessoas em todo o mundo.

A OffGridBox é uma spin-off do Massachusetts Institute of Technology (MIT) que está a fabricar em Itália um sistema de dessalinização e purificação de água, concebido para combater a proliferação de doenças transmissíveis pela água, como é o caso da cólera, febre-amarela, legionella, diarreia infeciosa, entre outras.

As OffGridBox consistem num contentor coberto de painéis solares que geram a energia suficiente para garantir a purificação ou dessalinização de água capaz de abastecer mais de 1500 pessoas em contexto de isolamento ou em situações de catástrofe.

Com a entrada da Bluegrowth, a empresa italiana passa a beneficiar de inovações tecnológicas nos domínios da monitorização e controlo dos bioprocessos, destinados a permitir controlo remoto dos equipamentos, bem como da redução dos custos e esforços de manutenção.

A tecnologia que agora vai integrar o sistema da fabricante intaliana foi desenvolvida em Portugal no âmbito do programa de financiamento “Fundo Azul”, gerido pela Direção Geral da Política do Mar.

 “Vivemos num mundo em grande transformação. A emergência da transição para uma economia de baixo carbono e a revolução digital estão a gerar oportunidades para que aprendamos a saber gerar valor no combate às assimetrias sociais e aos flagelos ambientais que estão a condenar o planeta onde vivemos”, destaca Custódia Rebocho, presidente da Bluegrowth, uma empresa de consultoria especializada na inovação tecnológica, na otimização e automação de processos de diferentes atividades económicas ligadas ao mar e a recursos hídricos.

As OffGridBox são uma fonte de receita para as comunidades locais. O seu funcionamento é neutral em termos de emissões de carbono e contribui para combater a sede e a irradicação de doenças. O fator inclusivo foi também tido em conta no desenho deste modelo de negócio: cada unidade emprega uma mulher, responsável pela manutenção dos equipamentos, pela gestão do negócio e pelo serviço que é prestado à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

17 − 16 =