Book in Loop propõe reutilização de calculadoras escolares

Foto de Clayton Robbins no Unsplash

Book in Loop quer comprar calculadoras gráficas usadas, para venda em segunda mão. A startup de Coimbra que se dedica à reutilização de material escolar, expande o negócio de revenda de manuais escolares para as calculadoras, com a missão de lhes dar um maior período de utilização. A plataforma já reutilizou mais de 300 mil livros e permitiu a poupança de mais de três milhões de euros aos portugueses.

Depois de cinco anos a incentivar a reutilização de manuais escolares e a ajudar as famílias a pouparem milhões de euros, a Book in Loop, plataforma online de compra e venda de livros escolares em segunda mão, lançada pela startup tecnológica The Loop Co., aposta num novo segmento de mercado circular escolar. Em 2021, além da revenda de manuais escolares, a plataforma lança-se na compra e venda de calculadoras gráficas.

Durante o período escolar, os estudantes têm, pelo menos, de comprar dois tipos de calculadoras, as científicas e, mais tarde, as gráficas. Com preços que chegam a alcançar aproximadamente os 200 euros, a necessidade de comprar este material escolar torna-se, muitas vezes, um verdadeiro desafio para as famílias que veem o seu poder de compra substancialmente reduzido. Por isso mesmo, com este novo segmento de negócio, a Book in Loop não só dá às famílias a oportunidade de rentabilizarem calculadoras que os seus filhos já não usam, como ainda permitirá uma poupança de 50% para as famílias que compram. Além disso, com o aumento do tempo de vida das calculadoras, também o ambiente sai a ganhar.

Ricardo Morgado, cofundador da The Loop Co., salienta “as calculadoras, assim como acontecia com os manuais, são materiais que os estudantes usam durante uns anos e, depois, acabam por ficar sem uso, ainda que estejam praticamente novas. Por isso mesmo, a Book in Loop pretende que esses materiais aumentem o seu período de vida, servindo mais estudantes que, ao mesmo tempo, podem também poupar, dado o preço normalmente alto das calculadoras”.

Neste momento, a atuação da Book in Loop está numa primeira fase de recolha de calculadoras, pelo que as famílias podem fazê-lo no site do projeto e vender estes dispositivos recuperando de 20% a 30% do investimento. Além da compra e venda de calculadoras, a plataforma mantém ainda a revenda de manuais escolares e, por isso, as famílias que pretendem poupar 50% em todos os livros e ainda proteger o ambiente do desperdício ambiental que resulta da produção de novos livros, podem comprar os livros de que precisam no site da Book in Loop.

Criada em 2016, no seu primeiro ano de operação, a Book in Loop movimentou cerca de 15 mil livros e no ano seguinte quadruplicou este número. Em 2018, ano em que foi possível utilizar os vales MEGA na plataforma para compra de manuais do 5.º e 6.º ano em segunda mão, aproximou-se dos 100 mil livros, em 2019, foi a escolha de cinco mil famílias em Portugal e, no ano passado, expandiu o negócio para Espanha. Ao longo dos últimos cinco anos, a plataforma já deu uma nova vida a mais de 300 mil livros em Portugal e ajudou as famílias portuguesas a pouparem mais de três milhões de euros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eleven + 17 =