CASSINI Hackathon procura soluções inovadoras de tecnologia espacial

Imagem de IO-Images por Pixabay

O CASSINI Hackathon é uma iniciativa da Comissão Europeia, organizada em Portugal pelo Instituto Pedro Nunes, que se destina a promover a digitalização e a sustentabilidade na Europa. O evento realiza-se de 18 a 20 de junho e procura soluções inovadoras para os espaços verdes através da utilização de dados disponibilizados pela agência espacial europeia.

O 1º CASSINI Hackathon vai realizar-se em simultâneo em 10 países europeus e quer atrair empreendedores com soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, ajudar os cidadãos a terem uma vida saudável e proteger o ambiente. Em Portugal, a iniciativa é organizada pelo Instituto Pedro Nunes (IPN), que é o coordenador do ESA Space Solutions Portugal.

Os interessados podem candidatar-se no site do evento e contam com o apoio de especialistas de negócio e técnicos da comunidade espacial portuguesa, para os ajudar a criar novos produtos ou serviços que digitalizem os espaços verdes em Portugal, recorrendo a dados dos programas espaciais europeus Copernicus, Galileo e EGNOS.

Os três primeiros vencedores do CASSINI Hackathon em Portugal terão acesso a um curso de inovação e empreendedorismo do IPN, através de uma plataforma de aprendizagem à distância. O primeiro vencedor vai beneficiar de três meses de incubação virtual gratuita no IPN e, ainda, participar no Demo Day com todos os vencedores europeus, habilitando-se ao prémio final de 100 horas de mentoria.

O 1º CASSINI Hackathon realiza-se no âmbito da iniciativa Competitive Space Startups for Innovation (CASSINI), lançada pela Comissão Europeia em 2021 como parte de um amplo esforço de apoio ao empreendedorismo espacial para uma Europa digital e sustentável.

O IPN é o primeiro Space Solutions Centre da Agência Espacial Europeia (ESA), entre os 21 centros existentes na Europa, a congregar os três programas de transferência de tecnologia promovidos pela ESA: o ESA Business Incubation Centre, um centro de incubação que integra uma rede de 15 incubadoras que apoia empresas portuguesas que utilizem tecnologia espacial em aplicações terrestres ou que pretendem entrar no mercado espacial comercial; o ESA Technology Broker e o ESA Business Application Ambassador Platform.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

8 + 2 =