CEO da Hays: “Mercado de trabalho global apresenta oportunidades em setores-chave”

Alistair Cox, CEO da Hays
Na foto Alistair Cox, CEO da Hays

“Se está à procura de um novo desafio em 2023, agora é a altura de aproveitar”, defende Alistair Cox, CEO da Hays, a maior empresa mundial em soluções de mão-de-obra e recrutamento. Em comunicado à Imprensa, o responsável da empresa de gestão de recursos humanos explicou que o mercado de trabalho apresenta oportunidades muito atrativas para alguns setores-chave.

Apesar dos desafios económicos enfrentados por muitos países, os mercados de trabalho em todo o mundo continuam a registrar altos níveis de emprego, oferecendo oportunidades em setores-chave para profissionais que procuram novos desafios. Essa é a mensagem do CEO da Hays, Alistair Cox, que destaca a importância de os candidatos se sentirem confiantes para alcançar os seus objetivos de carreira.

Num comunicado aos media, Cox ressaltou que, embora a incerteza económica pudesse ter desencorajado alguns profissionais a redefinir as suas metas, o panorama atual revela que existem muitas oportunidades de trabalho interessantes para aqueles que desejam desenvolver-se profissionalmente.

Foto de DCStudio no Freepik

Um dos setores em destaque é o da tecnologia, impulsionado pela aceleração da transformação digital durante a pandemia. De acordo com Alistair Cox, a procura por competências tecnológicas continua alta em todos os níveis.

“Independentemente da organização, todos nós precisamos de conhecimentos e soluções para melhorar as nossas empresas. Os data analysts são imprescindíveis para dar essas respostas e, por isso, são muito procurados. Outras organizações estão a implementar novos sistemas para impulsionar as vendas ou tornarem-se mais eficientes. Por conseguinte, são necessários DevOps, bem como pessoas acreditadas em grandes sistemas de software, como Salesforce, Workday, Dynamics ou SAP, por exemplo.”

Foto de gpointstudio em Freepik

Outro setor promissor é o de contabilidade e finanças. Com muitas organizações projetando aumentos salariais e planos robustos de contratação em 2023. Diretores financeiros, analistas financeiros e controladores financeiros estão entre as funções mais procuradas. A otimização de custos, o planeamento financeiro e a segurança empresarial tornaram-se prioridades para navegar em tempos económicos desafiadores.

“Todas as empresas precisam de uma equipa financeira forte. Para além de garantirem o equilíbrio das contas, os profissionais das finanças têm de contribuir com conhecimentos, identificar tendências e saber onde se encontram as ineficiências ou as oportunidades de crescimento. Uma equipa financeira forte é mais influente do que nunca e, se o mundo se tornar mais difícil, as organizações precisarão dessas competências para navegar em águas turbulentas.”

Foto de senivpetro em Freepik

A construção e o setor imobiliário também apresentam boas perspetivas de emprego. De acordo com os Guias Salariais anuais da Hays US e da Hays Canada, avaliadores, gestores de projetos, superintendentes e programadores estão entre as funções mais procuradas em 2023. Com uma ampla variedade de oportunidades profissionais, desde eletricistas até a cargos de gestão, o setor continua a ser uma indústria com uma procura significativa de talentos.

A crescente preocupação com a sustentabilidade tem também impulsionado a procura por profissionais qualificados nesse campo. Questões ambientais, sociais e de governança estão a tornar-se cada vez mais importantes para as organizações, levando à popularidade de funções como a de gestor de sustentabilidade, por exemplo. Alistair Cox enfatizou que os profissionais que procuram empregos “verdes” não devem preocupar-se com a falta de experiência, uma vez que as competências transferíveis, como a resolução de problemas, pensamento analítico e mentalidade criativa, são altamente valorizadas.

Foto de freepik

No setor das ciências da vida, há um crescente número de oportunidades em todo o mundo, especialmente para cientistas de pesquisa e associados de pesquisa clínica, tanto no setor público quanto no privado. Com uma população cada vez mais idosa e procurando um estilo de vida saudável, a demanda por produtos e serviços na indústria farmacêutica, tecnologia médica e cuidados de saúde continua a aumentar.

Cox enfatizou que a escassez de competências em muitos desses setores está a impulsionar a subida dos salários, o que pode atrair profissionais qualificados em busca de novas oportunidades.

No comunicado, Alistair Cox concluiu incentivando os profissionais a abraçarem as mudanças e a continuarem a aprender e crescer nas suas carreiras. “Tivemos de nos adaptar a muitas mudanças nos últimos anos e todos conseguimos ultrapassá-las. Por isso, um brinde a 2023 e, mais uma vez, à demonstração dessa resiliência para nos desenvolvermos na nossa vida profissional. Afinal de contas, nunca devemos parar de aprender e crescer”.

A mensagem de otimismo do CEO da Hays destaca a importância de os candidatos aproveitarem as oportunidades disponíveis no mercado de trabalho global, que continua a reinventar-se, oferecendo espaço para crescimento e desenvolvimento profissional em diversas áreas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 + 2 =