CEO da Web Summit Demite-se Após Polémica por Comentários sobre Israel

Foto de Web Summit em Flickr

O CEO da Web Summit, Paddy Cosgrave, anunciou a sua demissão após uma controvérsia desencadeada por comentários relacionados ao conflito no Médio Oriente. O empresário de 41 anos causou uma onda de reações depois de afirmar que “crimes de guerra são crimes de guerra, mesmo quando cometidos por aliados”. Essas declarações levaram várias empresas proeminentes, incluindo a Alphabet, proprietária da Google, e a Meta, que detém plataformas como o Facebook e o Instagram, a retirar o seu apoio ao evento.

Cosgrave emitiu um comunicado em que expressa remorso e pede desculpas a qualquer pessoa que possa ter sido ofendida pelos seus comentários. Ele explicou que a sua demissão se deve ao facto de os seus comentários terem criado uma distração para o evento, bem como para a equipa, patrocinadores e empresas emergentes (startups) envolvidas.

A mudança na liderança da empresa não afetará a realização do evento, programado para acontecer entre 13 e 16 de novembro em Lisboa. A Web Summit anunciou que nomeará um novo CEO em breve para liderar a empresa de eventos de tecnologia e inovação.

O cancelamento da participação de várias grandes empresas de tecnologia, entre as quais Amazon Web Services, Meta e Alphabet, provocaram alguma incerteza. No entanto, os trabalhadores foram informados de que os seus empregos não estão ameaçados pela debandada das grandes tecnológicas. Este é um dos momentos mais difíceis enfrentados pela Web Summit desde o fim da pandemia.

O impacto das declarações controversas de Paddy Cosgrave também se fez sentir em outras partes do evento, com fundos de capital de risco e aceleradoras de startups, como a Sequoia Capital e a Y Combinator, abandonando a conferência. Além disso, alguns dos oradores planeados também retiraram a sua participação.

As declarações de Cosgrave surgiram após o ataque do Hamas em Israel e rapidamente provocaram uma reação de Israel, que foi a primeira entidade a retirar-se do evento. A empresa Web Summit enfrenta agora o desafio de restabelecer a confiança entre os participantes e recuperar o ímpeto do evento após estas turbulências.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

10 − 5 =