“Cidade do Zero”: regressa em setembro, no CCB

Na foto: Catarina Barreiros

O mote é a sustentabilidade e o objetivo é partilhar, de forma descontraída, o que de melhor se faz no nosso país, quando se fala de responsabilidade social e ambiental. A “Cidade do Zero” é uma iniciativa de Catarina Barreiros que pretende tornar o centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa um ponto de encontro de pessoas preocupadas com a sustentabilidade.

“Estamos muito entusiasmados com a segunda edição da Cidade Do Zero. Este é um projeto que nasceu de uma enorme necessidade de esperança num mundo melhor. Quando reunimos marcas, pessoas e projetos que têm em comum o objetivo de criar um mundo mais justo e sustentável, sentimos que não estamos sozinhos. Vimos essa esperança espelhada em todos os rostos na primeira edição e soubemos, mesmo no final do evento, quando ainda estávamos muito cansados, que não poderíamos deixar morrer o projeto. Afinal, a esperança precisa de ir sendo renovada”, conta Catarina Barreiros.

O evento decorre nos dias 16 e 17 de setembro, e vai partir da temática da sustentabilidade para abordas as áreas da educação, alimentação, mobilidade e consumo. “Este é um evento que ensina a sustentabilidade de uma forma lúdica através de workshops, palestras, debates, oficinas e showcookings, que abordam o tema nas suas várias vertentes, contando com a participação de especialistas de diversas áreas da ciência e profissionais de outras áreas de atuação, explica Catarina Barreiros.

Este ano o espaço contará com uma zona de mercado, com mais de 100 bancas, e espaços de troca, como o de plantas e o de bicicletas de criança, para além do de roupa e de livros. Haverá ainda um mercado em segunda mão e uma zona de reparação de equipamentos eletrónicos e roupa e calçado.

“Vamos também ter espaços de restauração para refeições completas, o ano passado tivemos apenas para snacks, vai haver um espaço de lazer para famílias junto à zona de restauração e perto de bancas de snacks mais saudáveis, e serão disponibilizadas mais fontes de água potável em todo o recinto”, avança Catarina Barreiros, salientado que “Todo o espaço exterior da “Cidade do Zero” é pet friendly, incluindo as zonas de restauração”.

Já nas palestras, o evento vai contar com profissionais especializados em diversas áreas da ciência onde serão abordados temas relacionados com a conservação dos oceanos, a energia eólica, a energia nuclear, entre muitos outros assuntos. “A programação completa de palestras, debates, workshops e showcookings será anunciada em breve, assim que o calendário final estiver fechado, sendo que é possível, e aconselhável, fazer uma inscrição no site, para receber toda a informação” avisa Catarina Barreiros. “A inscrição é gratuita e as vagas esgotaram muito rapidamente na edição anterior pelo que recomendamos vivamente a todos os interessados que deixem o seu e-mail para serem notificados assim que abrirem as inscrições”, sublinha.  

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

eighteen − three =