Comissão Europeia melhora perspetiva económica para Portugal

O PIB em 2015 deverá crescer 1,7%, em vez de 1,6%, e em 2016 deverá aumentar 1,7%, em vez de 1,8% que estava previsto. A Comissão Europeia antecipa também uma subida da inflação para 2015 que deverá fixar-se em 0,5%. Já para 2016 a taxa de inflação deverá rondar os 1,1%.

A taxa de desemprego deve apresentar uma melhoria, quer em 2015, quer para 2016. Pelo contrário, a balança corrente portuguesa, tem um agravamento nas previsões dos analistas europeus. A dívida pública também deverá degradar-se em 2015 e 2016 mais do que o anteriormente projetado e quanto ao défice público, a Comissão Europeia reviu em baixa a sua expectativa para 2015, esperando que fique no limite dos 3,0%.

Apesar disso a Comissão Europeia considera que a recuperação económica de Portugal continua a consolidar-se, impulsionada principalmente pela procura interna, e descida das importações.

A Comissão Europeia divulgou ainda as primeiras projeções públicas para 2017, entre elas a previsão para a taxa de inflação em 2017 antecipando uma subida para os 1,3%, acompanhando uma progressão favorável dos principais indicadores económicos.

O relatório da Comissão Europeia está disponível aqui.

COMPARTILHAR
Artigo anteriorGoogle pode responder aos seus e-mails
Próximo artigoHoje é Dia do Microempresário
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao empreendedorismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

1 × two =