Como adaptar serviços analógicos ao mundo digital?

Adaptar um estabelecimento tradicional ao mundo digital
Foto: Pixabay

É certo que o mundo está em constante evolução. Todos os dias, novas tecnologias, em escala global, são criadas e maturadas a fim de se disseminarem e chegarem o mais longe possível. Com um avanço tão frenético e com o digital a pautar o caminho, como será possível os estabelecimentos que começaram com o analógico, que têm dezenas ou centenas de anos, conseguirem ir ao encontro das necessidades dos clientes? Inovação é a palavra-chave.

Se todos sabemos que quem não está online simplesmente não existe, também é certo que uma estratégia digital, bem estudada e planeada, pode servir de alavanca e de melhor forma de levar um negócio que se encontra estagnado ou sem grande evolução para outro nível. Encontrar as ferramentas certas para um melhoramento gradual de locais onde temos de nos deslocar fisicamente torna-se fulcral para conseguir cativar e reter clientes.

Se no passado a procura era superior à demanda, atualmente a qualidade e a inovação são duas caraterísticas-chave para conseguir encontrar os melhores clientes e o melhor retorno nos investimentos feitos. Hoje em dia, ninguém gosta de esperar, e ter clientes satisfeitos é ter clientes que regressam, que fazem publicidade de forma gratuita e que abraçam a marca como sendo sua. Assim, qualquer estabelecimento ou marca, para além dos seguidores potenciados pelas redes sociais, terá uma tribo ou fãs que se reveem na marca e nela confiam, desde que esta não os desiluda e lhes traga surpresas que se destaquem das demais.

Encontrar as ferramentas certas torna-se fulcral para conseguir cativar e reter clientes

Ferramentas como o software Ongenda, criado em Portugal, dá a possibilidade de ter uma plataforma de marcações online, integrada num website para o negócio, devolvendo tempo aos profissionais, evitando problemas relacionados com agendamento manual. Vem trazer uma maior interação entre o estabelecimento e quem o frequenta, deixando para o profissional a prestação do serviço e para o cliente o usufruto do mesmo.

Outra ferramenta igualmente interessante, para quem já utilize websites e esteja num estado mais avançado, é o LiveChat que permite falar diretamente com os clientes através do site, sem necessidade de telefonemas ou de email, bastando o profissional estar ligado ao software e responder diretamente ao cliente.

Temos, assim, que inovar e agilizar os processos ao máximo e a evolução diz-nos que o digital é o melhor caminho para que isso aconteça. Num mundo com apenas 24 horas por dia, cada hora, minuto e segundo são vitais para todos nós!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

one × 1 =