Como realizar eventos sustentáveis em Portugal

Foto de Grand'Ideia

A sustentabilidade tem sido uma preocupação crescente na indústria dos eventos nos últimos anos. Muitos têm adotado práticas mais ecológicas, como a redução de resíduos, o uso de fontes de energia renováveis ou a promoção de opções de transporte sustentáveis para os participantes. No entanto, ainda há muito espaço para melhoria.

A maioria dos eventos gera enormes quantidades de resíduos, consome demasiada energia e promove emissões de carbono muito acima do necessário, tendo em conta as alternativas já existentes. Para conseguirmos uma redução significativa na pegada ecológica de um evento, a análise e planeamento são os primeiros passos a dar.

Organizar um evento sustentável  é uma tarefa desafiante, mas certamente é possível e vale a pena. Além de ser uma questão ética, adotar práticas sustentáveis pode ser visto como uma vantagem competitiva, criando awareness e atraindo patrocinadores interessados em questões ambientais.

Aqui ficam algumas ações fáceis de implementar no seu próximo evento sustentável:

Utilize tecnologias digitais

Para promover o seu evento e evitar o uso excessivo de papel, envie convites eletrónicos, crie um site do evento e promova-o de forma digital. Além disso, considere a possibilidade de transmitir o evento ao vivo, para que as pessoas possam participar de qualquer lugar do mundo. Ainda assim, desengane-se se pensa que o mundo online não produz gases de efeito de estufa. Na verdade, até um email tem pegada ecológica – de 0,3 gramas de carbono para um email simples a 50 gramas ou mais para um email com anexos grandes e múltiplos destinatários, segundo Mike Berners-Lee, especialista em pegada de carbono.

Compre de fontes locais e éticas

Quando for escolher fornecedores para o seu evento, dê preferência a empresas locais e que tenham boas práticas a nível de sustentabilidade. Além de ajudar a suportar a economia local, também ajuda a reduzir as necessidades de transporte e, assim, o impacto negativo do seu evento no ambiente. Outras práticas moralmente aceites e cada vez mais implementadas são a remoção de alimentos de origem animal dos menus e a exclusão de materiais de plástico de utilização única em todas as áreas do evento, ou na sua maioria.

Foto de Grand’Ideia

Reduza o desperdício de comida

Uma grande quantidade de comida é desperdiçada em eventos, mas existem formas de o evitar. Trabalhe com fornecedores que tenham boas práticas na gestão de resíduos alimentares e considere a possibilidade de doar o excesso de comida a instituições de caridade locais.

Ofereça opções de transporte sustentáveis

O transporte é um dos principais responsáveis pelas emissões de CO2 do evento, representando cerca de 70% das emissões totais. Além de incentivar o uso de transporte público e bicicletas, proporcionando condições para o estacionamento das últimas, considere a possibilidade de fornecer transporte sustentável, como a organização de boleias ou a disponibilização de transporte elétrico a todos os participantes.

Trabalhe com parceiros que partilhem a sua visão

Encontre fornecedores e patrocinadores que compartilhem a sua visão de sustentabilidade e que estejam dispostos a trabalhar consigo para tornar o seu evento o mais sustentável possível.

Medição e análise

Por fim, é importante avaliar o impacto ambiental do seu evento e fazer ajustes para tornar os futuros encontros cada vez mais sustentáveis. Esta fase pode incluir a monitorização de indicadores como a quantidade de resíduos gerados, o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa.

Foto de Grand’Ideia

Um evento pode ser ainda mais impactante ao oferecer soluções inovadoras para os problemas ambientais, seja recorrendo à gamificação e à utilização de tecnologias inovadoras como forma de educar os participantes, seja adotando algumas soluções de impacto mais visível, como a troca de geradores a diesel por painéis solares móveis para fornecer energia ao evento ou implementando a compostagem em larga escala, por exemplo.

Se cada evento for planeado e realizado com a sustentabilidade em mente, haverá seguramente resultados positivos e muito por onde crescer. Afinal, são uma oportunidade única de juntar pessoas e impactar positivamente o mundo. Comece a adotar práticas mais sustentáveis e inspire outros a fazer o mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

9 − five =