Concurso Montepio Acredita Portugal lança programa de incubação

Apresentação dos premiados na IX Gala
Foto de Empreendedor

Estão abertas as inscrições para a 10ª edição do concurso de Empreendedorismo Montepio Acredita Portugal, promovido pela associação Acredita Portugal e o Banco Montepio. O maior concurso de empreendedorismo de Portugal e o segundo maior a nível mundial – com mais de 90 mil projetos apoiados, nos seus 10 anos de atividade – tem como objetivos identificar, desenvolver, premiar e potenciar o lançamento de ideias e projetos de diferentes setores do empreendedorismo.

Os projetos concorrentes deverão apresentar soluções numas das várias categorias a concurso, como empreendedorismo social, mobilidade, tecnologia e inovação ligada às águas. As inscrições podem ser submetidas, de forma gratuita, até dia 1 de março de 2020, no website da Acredita Portugal – www.acreditaportugal.pt.

“o concurso Montepio Acredita Portugal é um excelente veículo para potenciar o empreendedorismo”

Para comemorar a 10º edição do concurso, a iniciativa conta este ano com um programa de aceleração inovador: um período estendido de mentoria para os empreendedores alavancarem da melhor forma o seu projeto. E, para além dos prémios habituais, haverá ainda prémios específicos para distinguir caraterísticas essenciais no contexto do empreendedorismo como a “ideia com mais potencial”, a “melhor equipa” e a “maior escalabilidade”.

Para Fernando Amaro, Diretor do segmento da Economia Social e do Setor Público do Banco Montepio, “o concurso Montepio Acredita Portugal é um excelente veículo para potenciar o empreendedorismo. Prova da validade desta iniciativa é o facto de cumprir este ano o seu 10º aniversário, tendo já apoiado milhares de ideias ao longo do tempo. Da nossa parte, constatamos este impacto com entusiasmo, aliando-nos à Acredita Portugal de forma comprometida para dar resposta ao espírito empreendedor dos Portugueses e à sua capacidade de transformação”.

Uma ideia partilhada por Fernando Fraga, Diretor de Inovação da Acredita Portugal, que afirma a relevância da iniciativa face a “uma dinâmica empreendedora cada vez mais madura e complexa. Neste 10º aniversário torna-se inevitável realizarmos uma retrospetiva do trabalho realizado até ao momento e avaliarmos o contexto do empreendedorismo em Portugal. O espírito empreendedor que nos levou a iniciar este projeto não só se mantém como evoluiu e se consolidou. Perante esta realidade também nós tivemos de evoluir e de nos adaptar, para endereçar as necessidades atuais dos empreendedores. Acreditamos que o desígnio a que nos propomos continua a fazer sentido e que vamos continuar a fazer a diferença em projetos à procura de uma oportunidade para chegarem ao público”, conclui.

Uma evolução patente nas novidades introduzidas nesta edição da iniciativa, apontando Fernando Fraga que “no programa de aceleração desta edição especial de aniversário os empreendedores vão levar ao limite as suas ideias. Nunca foi tão difícil chegar ao fim, mas os empreendedores também nunca foram tão acompanhados nem tiveram acesso a tanta capacitação como nesta edição. Vai ser muito interessante descobrir quais são as empresas vencedoras desta edição do concurso Montepio Acredita Portugal”.

O programa de aceleração do concurso Montepio Acredita Portugal pretende dotar os empreendedores de capacidades essenciais para continuarem os seus projetos de forma autónoma e eficiente: como captar a atenção de um investidor, desenvolvimento do modelo de negócio, enquadramento jurídico, contabilidade, marketing digital, entre outros. O programa de aceleração desta edição será coorganizado com a CRON.STUDIO, uma empresa especializada no trabalho com startups, acelerando o seu percurso desde a ideia até um produto ready-to-market. Esta parceria vem permitir apoiar ainda mais o crescimento dos projetos finalistas e aumentar a probabilidade de chegarem ao mercado de forma mais sólida e com mais sucesso.

Ao longo do programa de aceleração os participantes terão ainda a oportunidade única de ser acompanhados por um programa alargado de mentoria, uma inovação desta edição. Durante este período o empreendedor receberá mentoria personalizada, na qual poderá aplicar o valor transmitido durante as sessões do programa de aceleração e alavancar o desenvolvimento do projeto antes de este ser apresentado ao júri final.

O concurso Montepio Acredita Portugal destina-se a qualquer pessoa com uma ideia de negócio, independentemente da idade, nível de formação e localização no território nacional, apoiando projetos promissores com know-how especializado para o seu desenvolvimento e avaliação.

Ao longo das várias edições do concurso foram diversos os casos de sucesso, como a Recibos Online, Heptasense, Meia Dúzia, DoctorGummy e Dreamshaper, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

19 − 2 =