COTEC Portugal Lança Programa de Proteção da Propriedade Intelectual para Empresas em Crescimento Internacional

Imagem de Pete Linforth por Pixabay

A COTEC Portugal, em parceria com a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), anunciou o lançamento do projeto-piloto “IP Management Clinic“. Esta iniciativa destina-se a apoiar PMEs, smallcaps e startups com modelos de negócios estabelecidos na gestão e proteção dos seus ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial.

O programa, presente em mais de 30 países desde 2021 e agora introduzido pela primeira vez na Europa, selecionará entre 15 e 20 empresas em crescimento internacional. Estas terão acesso a um programa de mentoria individualizado durante quatro meses, com o objetivo de alinhar a estratégia de propriedade intelectual com a estratégia de crescimento empresarial.

Jorge Portugal, Diretor-Geral da COTEC Portugal, destaca a importância crescente da gestão de ativos intangíveis e direitos de propriedade industrial. O programa visa conscientizar os líderes empresariais sobre a relevância da internacionalização através de ativos intangíveis e preparar o tecido empresarial para uma gestão ativa destes ativos em contextos competitivos internacionais.

As candidaturas para o “IP Management Clinic” decorrem até 26 de abril. Durante os quatro meses de duração do programa, serão abordados temas como a análise dos ativos intangíveis, estratégias de proteção, e elaboração de planos de gestão. O objetivo é criar uma base de conhecimento e casos de estudo para benefício das empresas participantes.

Esta iniciativa está alinhada com as prioridades da COTEC Portugal para o presente ano, destacando a necessidade de capacitar as empresas para tirarem maior partido da inovação tecnológica em contextos de crescimento internacional, e valorizar e proteger o seu balanço intangível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

six + eighteen =