Daniela Braga na vanguarda da democratização de I&D em Inteligência Artificial

Daniela Braga
Na foto: Daniela Braga, CEO e Fundadora da Defined.ai

Daniela Braga contribui para o avanço da investigação e desenvolvimento (I&D) da Inteligência Artificial americana e internacional. A empreendedora portuguesa lidera a empresa Defined.ai, especializada no desenvolvimento da Inteligência Artificial e integra a Task Force norte-americana NAIRR que acompanha a evolução desta tecnologia e que, agora, publicou o seu relatório anual.

Daniela Braga, CEO e Fundadora da Defined.ai, a principal fornecedora de dados, ferramentas e serviços superiores de Inteligência Artificial (IA), posiciona-se na vanguarda da investigação e desenvolvimento de tecnologias de inteligência artificial, ao assumir um papel central na norte-americana National Artificial Inteligence Research Resource Task Force (NAIRR).

A NAIRR está na linha da frente do fortalecimento e democratização do ecossistema de inovação da Inteligência Artificial daquela que é a maior potencia e exemplo em IA mundial. Segundo Daniela Braga, a entidade que integra foi criada para dar resposta à disparidade que se começa a verificar no desenvolvimento da Inteligência Artificial. “Temos vindo a assistir a um aumento da discrepância do acesso a recursos na esfera da IA. O governo Americano criou esta Task Force com o intuito de fechar este gap existente entre os ‘big 5’ tecnológicos e as restantes empresas, incluindo o próprio governo, que operam no setor.”

O relatório da NAIRR Task Force, divulgado na última semana, propõe um programa para a criação de uma infraestrutura de investigação, nos Estados Unidos, que permita alargar o acesso aos recursos essenciais à investigação e desenvolvimento da inteligência artificial (IA), nomeadamente em investimentos governamentais existentes e futuros, na proteção de privacidade, direitos e liberdades civis, bem como na promoção da diversidade, inclusão, equidade e acessibilidade.

“A Inteligência Artificial é o motor da inovação, alimenta avanços tecnológicos e científicos”

O relatório estabelece ainda uma abordagem faseada nas diferentes esferas públicas, como administração, políticas, segurança e infraestruturas que apoiam todo o espectro da investigação sobre IA. É o traçar de um caminho em que a IA pode, responsavelmente, alavancar a descoberta, inovação e crescimento económico.

“A Inteligência Artificial é o motor da inovação, alimenta avanços tecnológicos e científicos, estimula o crescimento económico, garante a segurança nacional, e cria novas ferramentas para enfrentar os desafios mais prementes da atualidade. Com o objetivo de assegurar novos avanços no universo da IA, a task-force NAIRR, foi criada para reforçar a I&D de IA nos Estados Unidos, maximizando o potencial desta ferramenta em prol do serviço público americano e internacional”, explica Daniela Braga

“A inovação tecnológica tem-se vindo a afirmar como uma das maiores tendências do séc. XXI, traduzindo-se num caminho incontornável, que assume cada vez mais relevância nos quadros de planeamento estratégico das esferas públicas e privadas. A NAIRR Task Force visa munir os investigadores com os instrumentos e dados necessários para explorar o pleno potencial da inteligência artificial, de forma responsável, e desbloquear uma nova era nas tecnologias de informação e comunicação, proporcionando a investigadores e estudantes de IA, o acesso alargado a recursos computacionais, dados de alta qualidade, e ferramentas educativas e de apoio ao utilizador”, refere.

A filiação a esta Task Force resulta do facto da Defined.ai ter a sua sede nos Estados Unidos e traduz-se como uma valorização e distinção da autoridade da Daniela Braga nos campos de IA, em resultado do trabalho realizado pela sua empresa nesta mesma área, bem como dos esforços conjuntos que têm sido feitos no sentido de reforçar e democratizar o ecossistema de inovação IA dos E.U.A. e, consequentemente, no mundo inteiro.

Para além de Daniela Braga – Fundadora e CEO da Defined.ai – integram a NAIRR Task Force, membros do Gabinete de Política Científica e Tecnológica da Casa Branca (OSTP), da Fundação Nacional da Ciência (NSF), académicos e líderes de diferentes organizações privadas. Estabelecido pela Lei da Iniciativa Nacional de IA de 2020, a NAIRR Task Force é um comité consultivo federal que embarcou em 2021 num processo rigoroso e aberto que culminou no relatório que esta semana foi divulgado.

A Defined.ai, liderada por Daniela Braga, já angariou mais de 80 milhões de dólares em investimento para operar na interação human-computer para Speech & Natural Language Processing, computer vision e computer translation. Conta com escritórios em Seattle, nos E.U.A. e, em Portugal, nas cidades de Lisboa e Porto. tendo angariado já mais de 80 milhões de dólares em investimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 + 15 =