Nova SBE fez evento no Metaverso

Conferência de imprensa na sala no metaverso da Nova SBE

Temas de investigação e projetos Nova SBE que vão marcar 2023 foram apresentados no primeiro evento de uma escola portuguesa no Metaverso. O espaço virtual da Nova SBE no Metaverso foi ontem inaugurado com um evento de apresentação à imprensa. O MetaDEL – a sala do Nova SBE Digital Experience Lab criada no Metaverso e que é também a primeira sala no Metaverso de uma escola portuguesa – foi palco de um encontro que reuniu cerca de 20 pessoas.

Jornalistas e investigadores juntaram-se, pela primeira vez, na sala virtual da Nova SBE no Metaverso para, uma conferência de imprensa inovadora, imersiva e de aprendizagem conjunta, ficarem a conhecer os principais projetos e temas de investigação que vão marcar o ano de 2023 na Nova SBE.

Pedro Oliveira, o recém-eleito Dean da Nova SBE, falou pela primeira vez aos meios de comunicação social e acolheu os presentes “numa experiência imersiva que marca mais um passo da Nova SBE no caminho da inovação. Desde a fundação da Nova SBE que está no nosso ADN sermos pioneiros. Este ano, continuamos a fazer crescer a nossa pegada de inovação digital apostando na Inteligência Artificial e, agora, ao fazermos o nosso primeiro evento no Metaverso. Em 2023, certamente, iremos continuar a nossa missão de sermos a escola para um futuro melhor e mais sustentável”, acrescentou.

Sala no metaverso da Nova SBE

Temas de investigação Nova SBE 2023

Entre os temas de investigação apresentados está: “Deciding with Humans-in-the-Loop”. Este estudo, ministrado na Nova SBE Data Science Knowledge Center, analisa e propõe estratégias de melhoria da relação entre as decisões humanas e as decisões automatizadas, aumentando o verdadeiro potencial dos sistemas human-in-the-loop.

Já a “Proposta para Potenciar a Utilização da Metodologia de Avaliação de Políticas Públicas nas Diversas Gerações”, organizado pela Nova SBE Economics For Policy Knowledge Center, vai incidir na avaliação das políticas públicas numa perspetiva de justiça intergeracional, numa abordagem quantitativa e objetiva.

“Teacher Scores In Upper Secondary Education: The Role Of Peer Comparisons” será uma investigação coordenada pela Nova SBE Economics of Education Knowledge Center. Esta investigação procura saber até que ponto as notas dos alunos são afetadas, anualmente pela comparação com outros alunos da mesma escola ou turma.

“Crowdfunding Vs. Taxes: Does The Payment Vehicle Influence Wtp For Ecosystem Services Protection?” Este estudo realizado no âmbito da Nova SBE Environmental Economics Knowledge Center, compara os resultados decorrentes da aplicação de um imposto obrigatório com os obtidos por via da contribuição através de uma campanha de crowdfunding. O objetivo é perceber até que ponto a população portuguesa está disposta a pagar para investir em infraestruturas que protejam zonas vulneráveis à exploração humana e riscos ambientais que lhe são inerentes.

“The Effect Of Business Training On Manager Skills And SME Performance”, na Nova SBE Finance Knowledge Center, é um estudo onde gestores de topo de PMEs em Portugal irão, aleatoriamente, participar em diferentes tipos de intervenções educativas, que vão desde competências de liderança aos conhecimentos técnicos. Por outro lado, um outro grupo de profissionais será isolado dessa experiência. Posteriormente, serão analisados os resultados com vista a identificar os principais impulsionadores do sucesso empresarial.

“Health Spending and Health System Financing” é uma análise à sustentabilidade da despesa pública em saúde. Coordenada pela Nova SBE Health & Management Knowledge Center, avaliará o papel dos seguros privados no financiamento do sistema de saúde, a evolução dos pagamentos em atraso no SNS, entre outros temas. Esta investigação contribui para o apoio à tomada de decisão e análise crítica das políticas públicas no campo da saúde. 

Sala no metaverso da Nova SBE

“Creating Fluid Boundaries For Inclusion: The Role Of Higher Education In Making Inclusive Futures”, por seu lado, trata-se de uma iniciativa que junta jovens com deficiência em diferentes atividades, para os ajudar na preparação para a procura de trabalho. O programa de investigação realizado pelo Nova SBE Leadership For Impact Knowledge Center, procura reinventar as fronteiras entre capacidades e incapacidades, ajudando a criar um espaço seguro e uma experiência transformadora.

“Artisanal Mining In Africa” realizado pela Nova SBE NOVAFRICA Knowledge Center, é um projeto de investigação que avalia o impacto ambiental e económico da exploração artesanal de minas em África, um método de extração de minerais, em pequena escala, que exige muita mão-de-obra e do qual depende a subsistência de 130 a 270 milhões de pessoas. 

“Patient Innovation Bootcamp”, do Nova SBE Open & User Innovation Knowledge Center, é Um programa acelerador com o objetivo de apoiar doentes, cuidadores informais e colaboradores, a implementar e aumentar o alcance das soluções que eles desenvolveram para resolver uma necessidade relacionada com a condição de saúde que enfrentam diariamente. Posteriormente, o objetivo passa por escalar essas soluções de ideias para protótipos e prepará-los para lançar a sua solução no mercado.

Por fim, o “Consumer Insights On Brand Leaders That Spark Controversy”, cuja investigação será realisada pelo Nova SBE Behavioral Lab, pretende ser uma análise à relação das marcas com os temas fraturantes da sociedade, como o racismo ou o aborto, nomeadamente o impacto que a tomada de posição sobre estes temas podem ter ao nível reputacional , havendo casos em que isso pode ser percecionado como carisma ou, por outro lado, desrespeito.

A Nova SBE é uma das principais business schools da Europa. É a faculdade de ciências económicas, financeiras e de gestão da Universidade NOVA de Lisboa e uma das 77 business schools com a atribuição Triple Crown em todo o mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

twenty − three =