Desafios ao Empreendedor – EmpreenDare!

No passado dia 10 de Outubro o Empreendedor.com foi ao Greenfest propor uma série de desafios aos empreendedores.

Como o tema era a Comunicação, integrado no evento do Empreendedorismo Colaborativo organizado pelo grupo «We Can Change the World», quisemos lançar uma série de desafios aos empreendedores presentes.

Acreditamos que promovendo a cooperação entre os empreendedores (e instituições) é um passo essencial que simplifica bastante o nosso caminho de empreendedores, tornando os nossos projetos mais fortes e sustentáveis.

Aproveitamos para lançar estes desafios a todos! Seja qual for o estado do vosso projeto não se esqueçam de fazer o vosso Networking, de oferecer a vossa ajuda, de publicitar o projeto do vosso amigo ou mesmo de participar em eventos para o bem da comunidade de empreendedores.

Fica aqui a nossa Lista de Desafios (EmpreenDare!)

Conectar – ‘EmpreenDating’

1. Usa as mensagens do Facebook, Linkedin ou outra rede social para te apresentares a ti e ao teu projecto (a 20 pessoas). Verifica quantas respostas recebes. Responde marcando um café ou um almoço com as pessoas que mais te interessar conhecer, porque sem folow-up é trabalho para o lixo.

2. Põe em contacto pares de empreendedores! Identifica pessoas compatíveis na tua rede de contactos e junta-as usando o facebook, o linkedin, o email ou mesmo o telefone.

3. Vai a um evento de Networking ou de apresentação de um projecto ou área que te possa interessar. Leva o ‘Pitch’ da tua Ideia/projecto preparado e vai à caça! … ahhh e não te esqueças de levar os cartões de visita!

Colaborar – ‘EmpreendEngage’

4. Faz um telefonema a um colega empreendedor com quem já não fales há algum tempo para te inteirares do estado do projecto e saber o que podes fazer/o que o teu projecto pode fazer para ajudar. Se não puderes ajudar directamente partilha os contactos de quem o possa fazer.nMais tarde não te esqueças de fazer o follow-up! Marca uma reunião para discutirem como vão colaborar ou construir uma relação mais sólida de parceria.

5. Procura grupos de pessoas que estejam se interessem ou estejam a participar em projectos ligados à tua área. Será nestas pessoas que mais facilmente encontrarás pessoas que estarão interessadas em desenvolver projectos contigo.

Partilhar – ‘EmpreendShare’

6. Cria rotinas de partilha com colegas. Pelo menos obriga-te a dispender algumas horas mensais, partilhando o teu conhecimento e competências e conselhos com outros empreendedores, em benefício dos seus projectos. Podes também fazê-lo através de organizações de apoio a empreendedores (ex: AskExperts da João sem Medo).

7. Ajuda (ou junta-te a) uma organização ou projecto que tenha uma missão com a qual te identifiques. Podes ajudar na organização de um evento ou mesmo doando um valor monetário. Contribuir é muitas vezes retornar um favor, se já passaste por algum sítio que te marcou, provavelmente é porque te ajudaram de alguma forma ou fizeste lá contactos que se revelaram importantes. Retribuir alguns euros por mês como forma de agradecimento é daquelas pequenas coisas que globalmente podem fazer diferença.

8. Divulga um projecto de um teu colega empreendedor. Usa as redes sociais para fazer divulgação junto dos teus colegas empreendedores. Podes também criar uma secção no teu blog onde fazes essa divulgação.

Informar – ‘EmpreendeTalk’

9. Partilha informação útil para a tua comunidade de empreendedores. Podes escrever um artigo sobre um tema que domines, divulgar uma notícia, um evento ou participar em discussões de forúms ou grupos nas redes sociais. Podes também relatar a tua experiência de empreendedor ou mesmo fazer um artigo de opinião. A informação que partilhas poderá ser bastante útil aos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

3 × two =