Dicas para criar um negócio com pouco investimento

Começar um negócio é uma aventura que muitas vezes desemboca num mar de problemas. André Silva dá-lhe algumas sugestões para minimizar esse risco.

Valide a Ideia de Negócio

Antes de investir o dinheiro que tem, numa nova ideia, gaste apenas o mínimo necessário para provar essa mesma ideia. Não fique à espera que tudo esteja a 100% antes de consultar o mercado. Com as novas tecnologias é muito fácil iniciar um site gratuito, publicitar o seu negócio ou produto e medir a procura mesmo antes de ter completamente estruturado e acordado com fornecedores como vai satisfazer a procura.

Mantenha os Custos Fixos no Mínimo

Os primeiros meses podem ser complicados a nível de tesouraria. Se está no ramo de serviços pense que num cenário normal vai faturar no final do primeiro mês de trabalho e receber a 30, 60 ou 90 dias. Quando receber já trabalhou pelo menos dois meses, com todos os custos fixos que tem associados. Não tenha pressa em ter o escritório com que sempre sonhou e todos os serviços que vai querer ter. Mais, não tenha pressa sequer em criar empresa enquanto não for estritamente necessário pois implica logo custos, a começar pela contabilidade.

Faça Você Mesmo

No seu negócio haverá sempre coisas para fazer que não são da sua área, e todos nós temos tendência para não sair da nossa zona de conforto. No entanto não procure logo pessoas (funcionários) ou empresas (subcontratadas) que o façam por si. Experimente fazer você mesmo. Provavelmente vai demorar um pouco mais, e o resultado não vai ser tão bom, mas nesta fase mais do que nunca é importante a relação custo / benefício. De certeza que vai acabar por se surpreender a si próprio, vai aprender mais e obter uma maior satisfação pessoal do desenvolvimento do seu negócio.

Encontre um Sócio

Para muitas pessoas, sócios continuam a ser sinónimo de problemas, mas não tem de ser assim. Aliás numa recente entrevista, Michael Seibel (fundador do famoso programa de aceleramento de empresas YCombinator) dizia que gosta de ver equipas de 2 a 4 pessoas que se conhecem pelo menos há 6 meses. Começar uma empresa é complicado e vão surgir de certeza muitas dificuldades. Será muito mais fácil ultrapassar essas mesmas dificuldades se tiver alguém ao seu lado, com quem se dê bem e confie.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

16 − 4 =