Digital with Purpose Global Summit 2024: “Queremos Deixar uma Marca”

Foto de Digital With Purpose Global Summit

A 3ª edição do Digital with Purpose Global Summit 2024, organizado pela Global Enabling Sustainability Initiative (GeSi) vai decorrer entre 9 e 11 de julho no Centro de Congressos do Estoril. O evento reunirá 300 líderes mundiais para promover a adoção de inovações digitais que beneficiem a sociedade e contribuam para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030. Este ano, o destaque vai para o novo tema das Finanças Sustentáveis, acompanhado por debates sobre Biodiversidade, Educação e Cidades Inteligentes e Sustentáveis.

Em entrevista ao Empreendedor, Luís Neves, CEO da GeSi, destaca o Digital with Purpose Global Summit como “um catalisador para ações concretas” que integrem governos, empresas, academia e sociedade civil. O objetivo é mostrar como a tecnologia pode acelerar a implementação de soluções digitais para cumprir os ODS até 2030, com um enfoque claro na criação de um impacto positivo e duradouro.

Nesta edição, além da inclusão das Finanças Sustentáveis como novo tema central, a conferência abordará a Inteligência Artificial e a gestão da água, enfatizando a necessidade de utilizar tecnologias digitais para enfrentar os desafios globais de forma eficiente. A cimeira também explorará o potencial do Gaming para a aprendizagem e manterá as áreas tradicionais de Biodiversidade, Educação e Cidades Sustentáveis.

Foto de Digital With Purpose Global Summit

Gerar Impacto no Panorama Global

“O Digital With Purpose Global Summit não é apenas um evento. Podemos dizer que é um impulsionador para todos aqueles que encaram a sustentabilidade como crucial para o futuro. Mais do que debater o tema, queremos agir e conjugar esforços de governos, políticos, empresas, academia e sociedade civil. Não queremos apenas conversa, queremos ação e vamos ver o que conseguimos implementar, gerando impacto na vida das pessoas para o bem da sociedade e do Planeta”, afirma Luís Neves.

De acordo com o CEO da GeSi, o summit é desenhado para demonstrar a relevância da tecnologia na aceleração e concretização de soluções digitais que permitam cumprir os ODS da ONU até 2030. Luís Neves destaca ainda que a cimeira se foca em criar um equilíbrio sustentável que perdure além do evento, referindo que “o digital tem de ter um propósito e temos de o assumir, alavancar o que é bom e minimizar o que corre menos bem”.

O Digital With Purpose Global Summit é um evento global que já vai na sua terceira edição e desde sempre se realizou em Portugal. “Podíamos ter feito esta conferência em qualquer lugar do mundo, inclusive tivemos convites para ir para Singapura e Xangai, mas resolvemos trazer o evento para Portugal porque queremos que este seja o país do propósito”, sublinha Luís Neves.

Cascais é o palco da edição deste ano, conhecida pela sua sustentabilidade e inteligência, oferece uma tela inspiradora para o debate. Nesta edição, a cimeira pretende criar uma ligação mais próxima à cidade e aos seus cidadãos, organizando mesas redondas, workshops e sessões “Night Summit Dialogues” abertas ao público.

Foto de Digital With Purpose Global Summit

Finanças Sustentáveis: O Novo Tema em Debate

Um dos grandes destaques desta edição é a introdução das Finanças Sustentáveis como novo tema central. Luís Neves explica a importância de integrar a sustentabilidade nos critérios de financiamento, afirmando que “há uma necessidade premente de dinamizar a perspetiva da sustentabilidade e integrá-la, de forma coerente e efetiva, nos critérios de financiamento”.

Outro tema emergente é a Inteligência Artificial, com debates focados nas questões de ética e centralidade humana, refletindo sobre os rápidos avanços da Inteligência Artificial Generativa (GenAI). A gestão da água também estará em destaque, abordando a seca e o desperdício deste recurso, e como as tecnologias digitais podem melhorar este panorama.

Além disso, o summit avaliará o potencial do Gaming para a aprendizagem e continuará a abordar áreas centrais como a Biodiversidade, Educação e Cidades Sustentáveis, sempre com um foco na digitalização e sustentabilidade.

“Pela experiência dos anos anteriores, e do trabalho que temos desenvolvido na GeSi, temos provas suficientes de que o digital é a chave para enfrentar os desafios de sustentabilidade mais urgentes e para capacitar os líderes mundiais na construção de um futuro mais sustentável”, salienta.

O evento pretende ser um ponto de encontro global onde se trocam conhecimentos, ideias inovadoras e se identificam oportunidades de negócio. “As edições anteriores mostraram como as tecnologias digitais podem ajudar a preservar e proteger todas as formas de vida, gerir os recursos de forma eficiente, transformar digitalmente as cidades e proporcionar acesso universal à educação”, sublinha Luís Neves.

O CEO da GeSi conclui que o balanço é “extremamente positivo”, com um plano de ação global centrado na tecnologia para assegurar o desenvolvimento sustentável.

O Digital With Purpose Global Summit 2024 promete, assim, ser um evento crucial para a inovação e sustentabilidade, reunindo líderes globais para impulsionar ações concretas e gerar um impacto positivo na sociedade e no planeta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

12 + 17 =