Ecossistemas Tecnológico e de Inovação debatem Sustentabilidade

Imagem de OpenClipart-Vectors por Pixabay

O Coimbra Sustainability Summit 2020 é um ciclo de webinars que, de 18 a 29 de maio, pretende abordar alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas em 2015, assim como o Pacto Ecológico Europeu (Green Deal), com o objetivo de debater como futuras interceções tecnológicas podem apoiar a sustentabilidade e o crescimento económico.

A inscrição é gratuita (mas obrigatória através desta ligação) e os participantes irão abordar, durante as duas semanas as áreas de Saúde, Agro-alimentar, Indústria Transformadora e Cidades Sustentáveis. Serão exploradas oportunidades de crescimento de quatro áreas de digitalização consideradas fundamentais para o crescimento: Inteligência Artificial, Blockchain, Internet das Coisas e Cibersegurança – as quatro Tecnologias Facilitadoras Essenciais, TFE (KETs) -, tentando demonstrar como a combinação destas tecnologias pode responder às necessidades dos quatro domínios de aplicação.

Helena Freitas, chairwoman da iniciativa, sublinha que “o mundo enfrenta grandes desafios. Políticos, empresas, investigadores e universidades questionam como podemos e devemos resolver questões relacionadas com mudanças climáticas, agricultura sustentável e energia, entre outras, com o apoio da ciência, tecnologia e inovação. Atendendo a esta urgência, temos de construir um mundo melhor, capaz de melhorar o bem-estar e a igualdade.”

O ciclo de webinars terá temáticas distintas nas duas semanas. A primeira focar-se-á no levantamento de necessidades, centrando-se o debate na importância dos ODS das Nações Unidas e do Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) e das parcerias e questões éticas na definição de novas soluções. Por fim, quatro sessões paralelas vão abordar as necessidades setoriais.

A segunda semana contará com o testemunho de empresas tecnológicas, que já estão a utilizar as quatro Tecnologias Facilitadoras Essenciais (KETs) para produzir valores, e um debate focado na perspetiva setorial. As duas semanas terminarão com novas parcerias e apresentação de oportunidades de financiamento público.

O evento é uma iniciativa liderada pelo projeto DIATOMIC, do qual o Instituto Pedro Nunes é parceiro, através do seu Laboratório de Automática e Sistemas, em conjunto com os projetos H2020 Block.IS, M-Sec e Enrich USA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

two × 4 =