EDP no top 20 das marcas de energia mais valiosas

marcas de energia mais valiosas devido à instabilidade geopolítica
Foto de dashu83 no Freepik

A EDP continua a ser a única marca portuguesa de energia no ranking Brand Finance 50, ocupando o 19º lugar na edição de 2023. De acordo com esta pesquisa, a State Grid da China é a marca de energia mais forte e mais valiosa do mundo, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.

A EDP portuguesa mantém-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo, segundo o ranking anual da Brand Finance, a principal consultoria internacional independente de avaliação de marcas, ocupando a 19ª posição. O ranking é liderado pela chinesa State Grid, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.

Com uma queda de 4% no valor da marca, a portuguesa EDP cai para o 19º lugar do ranking (menos 6 posições do que em 2022), mas mantém-se entre as 20 marcas de energia mais valiosas do mundo.

O grupo energético português EDP ganhou 306 milhões de euros no primeiro trimestre, contra uma perda de 76 milhões de euros há um ano, devido à seca, depois de a produção hidroeléctrica em Portugal ter voltado ao normal no Inverno passado.

O resultado bruto de exploração duplicou face a março de 2022, para 1,415 mil milhões de euros, devido à recuperação da produção hídrica no mercado ibérico, ao desempenho da EDP Renováveis e à expansão da atividade da rede elétrica no Brasil, segundo os últimos resultados da empresa.

marcas de energia mais valiosas devido à instabilidade geopolítica
Foto de wirestock no Freepik

Tensões geopolíticas valorizam empresas de Energia

O mercado global de energia está a enfrentar as enormes repercussões das tensões geopolíticas. Como resultado, os preços da energia estão a aumentar e os governos europeus estão a deslocar o seu foco da Rússia para os fornecedores de energia nacionais e outros europeus. De acordo com este relatório, esta mudança conduziu a um impressionante aumento médio anual do valor agregado de 16% para as marcas incluídas no ranking Brand Finance Utilities 50 2023.

Apesar do aumento do valor, as marcas registaram um declínio médio de 4% nas pontuações do Índice de Força da Marca, o que atenuou o crescimento do valor. A State Grid da China é a marca de energia mais forte e mais valiosa do mundo pelo sexto ano consecutivo, com um valor de 58,7 mil milhões de euros.

Com um aumento de 9% este ano, a marca continua a aumentar a diferença em relação à Enel, a segunda mais valiosa em Itália, e à EDF, a terceira em França (ambas com um valor de 11,3 mil milhões de euros), acrescentando mais 47,4 mil milhões de euros em valor de marca.

marcas de energia mais valiosas investem em energia solar
Foto de Science em HD no Unsplash

As marcas chinesas de energia solar iluminam o ranking da energia

À medida que as marcas de energia continuam a sua transição para um futuro mais amigo do ambiente, 2023 assistiu a um aumento acentuado do crescimento das marcas centradas nas energias renováveis no ranking Brand Finance Utilities 50 2023. Estes incluíram dois novos participantes chineses: fornecedores e fabricantes de energia solar Longi (novo participante com um valor de 3,3 mil milhões de euros e classificado em 15º lugar) e JA Solar (novo participante com um valor de 1,4 mil milhões de euros).

“O sector global dos serviços públicos está a transitar para um futuro mais sustentável, em que as marcas estão a aumentar o seu investimento em energias renováveis, ao mesmo tempo que eliminam gradualmente a dependência de fontes de energia não renováveis. As classificações do Utilities 50 2023 reflectem esta mudança, com muitas marcas a duplicarem as suas estratégias ecológicas e a comunicação com as partes interessadas, enquanto as marcas centradas nas energias renováveis estão a registar um crescimento no valor da marca e a tornarem-se mais influentes e valiosas”, comentou Richard Haigh, CEO da Brand Finance.

Aposta na sustentabilidade torna marcas de energia mais valiosas
Foto de Wirestock no Freepik

Aposta na sustentabilidade acrescenta valor às empresas

Todos os anos, a consultora Brand Finance analisa mais de cinco mil das maiores marcas e publica mais de cem relatórios que classificam as marcas em todos os sectores e países. As 50 marcas de energia mais fortes e valiosas do mundo estão incluídas no ranking anual Brand Finance Utilities 50 2023.

Como parte de sua análise, a Brand Finance avalia o papel que atributos específicos da marca desempenham na condução do seu valor global. Um desses atributos, que está a crescer rapidamente em importância, é a sustentabilidade. A Brand Finance avalia o grau de sustentabilidade percebido de marcas específicas, representado por uma “Pontuação de Sustentabilidade Percebida” (PPS). O valor associado à perceção de sustentabilidade, o “Sustainability Perception Value” (SPV) é então calculado para cada marca.

No caso da EDP, tem um valor de 4,25 pontos no indicador SPV. Já a chinesa State Grid, para além de ser a marca mais valiosa e mais forte, tem a pontuação de Perceção de Sustentabilidade da marca (SPV) de 5,64 em 10, também a mais alta do ranking.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

18 − 4 =