Efacec vence concurso internacional para desenvolver transformador inovador

Foto de Efacec

A Efacec, empresa portuguesa líder na área da energia, venceu um concurso internacional para desenvolver, produzir e instalar um transformador desfasador de 225kV, 543MVA, nos Alpes Franceses, para a Rede de Transporte de Eletricidade francesa (RTE). Este é um projeto crítico para o futuro do continente europeu, uma vez que permitirá a integração de diferentes fontes de energia, em particular, as energias de origem renovável, que se encontram em forte expansão em França e na Europa.

Este transformador é um equipamento único, quer pela sua complexidade tecnológica, quer pela sua dimensão. Consiste em duas unidades de grande dimensão interligadas e será instalado na subestação de 225kV de Montegros, localizada a 150 km a norte de Montpellier, a 1.000 metros de altitude. Esta é uma região de forte produção renovável e que apresenta grandes limitações de transporte e de espaço.

A solução inovadora de Transformadores em fases dissociadas tipo Shell, desenvolvida 100% pela Efacec, foi a escolhida para responder aos requisitos do projeto. Com desenvolvimento e execução em dois anos, este projeto irá envolver dezenas de técnicos altamente qualificados da Efacec, organizados entre projeto e desenvolvimento tecnológico e especialistas em execução, no caso em ambientes altamente desafiantes em termos de localização.

Para Michael Silva, Administrador Executivo da Efacec, com o Pelouro Comercial, “ao vencer este concurso, a Efacec vê novamente confirmada a confiança nas suas capacidades de desenvolvimento tecnológico e de execução por parte de um operador de rede europeu de referência. Participámos, a par com prestigiados players internacionais, num concurso muito exigente, para o qual o departamento de engenharia da RTE estabeleceu especificações complexas de alto valor técnico, adaptadas aos requisitos das suas redes”.

Este novo projeto reforça a posição da Efacec em França, onde conta com mais de 100 milhões de euros em contratos celebrados, nos últimos dois anos, pela área de transformadores com as várias utilities do mercado francês. Desde 2000 que a Efacec já instalou várias soluções de transformadores em fases dissociadas do tipo Shell em países como EUA, Brasil, Angola, Moçambique, Reino Unido (Escócia), Espanha e Portugal.

A presença da Efacec em França já tem mais de 30 anos, desenvolvendo, progressivamente, projetos nas áreas de Aparelhagem, Transformadores, Automação, Mobilidade Elétrica e Service. Este novo projeto representa mais uma prova da excelência tecnológica e do compromisso da Efacec em desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o setor energético.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor escreva o seu comentário!
Por favor coloque o seu nome aqui

9 + 5 =